SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um funcionário terceirizado do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), foi preso na noite de segunda-feira (30) acusado de vender celulares e outros objetos furtados de passageiros no terminal.
Antônio Belarmino de Oliveira, 50, é auxiliar de pista da Proair, empresa que presta serviços para companhias aéreas no aeroporto. Segundo a delegacia da Polícia Civil no aeroporto, com ele foram encontrados vários celulares, óculos e perfumes.
Oliveira, segundo a polícia, revendia os celulares e funcionários do aeroporto e em “feiras do rolo” – mercados ao ar livre nos quais são comercializados produtos sem nota fiscal.
A polícia chegou até ele após prender outro funcionário terceirizado de Cumbica, há cerca de um mês. Esse funcionário, segundo a polícia, foi detido no mezanino furtando celulares de passageiros que estavam ali para carregar os aparelhos e que acabavam dormindo.
Os celulares eram vendidos por até metade do preço normal.
Com Oliveira foi preso também Welington Barbosa Santos, 41, funcionário da Swissport, outra terceirizada que presta serviço a empresas aéreas. Ele estava comprando um celular de Oliveira, segundo a polícia.
O primeiro foi preso sob acusação de receptação qualificada. Já Santos foi acusado de receptação dolosa simples e será solto se pagar fiança de um salário mínimo (R$ 788).
A reportagem ainda não conseguiu localizar os defensores dos acusados.
ROUBOS
O último balanço divulgado pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) apontou que os registros de roubos caíram tanto no Estado (-5,5%) como na cidade de São Paulo (-5,9%) em fevereiro deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado.
No Estado, o número de roubos registrados no mês passado foi de 23.878, enquanto no mesmo mês de 2014 atingiu 25.279. Já na capital, foram 12.396 roubos em fevereiro de 2015, contra 13.171 no mesmo mês do ano passado.
Essa é a segunda queda consecutiva – em janeiro, os roubos haviam diminuído 4,1% no Estado e 1,7% na capital, em relação a janeiro de 2014.