Curitiba teve queda de 8% nos roubos no comércio em janeiro e fevereiro de 2015. A comparação é com o primeiro bimestre de 2014, quando foram registrados 1.006 ocorrências do crime. Neste ano, foram 930 casos. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (31) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária.

Na Região Metropolitana de Curitiba, a redução foi ainda mais acentuada, de 12% no período, passando de 415 para 366 casos nos dois primeiros meses de 2015. A tendência se verificou em todo o Paraná, que registrou queda de 5% – de 2.366 para 2.258 roubos.

As polícias têm como foco o combate aos crimes contra o patrimônio, pois os dados de dezembro de 2014 indicavam o aumento do roubo, principalmente contra estabelecimentos comerciais, incluindo bancos e caixas eletrônicos, diz o secretário da Segurança Pública, Fernando Francischini.

MAIOR ABRANGÊNCIA – Quando se compara a variação dos índices de roubo incluindo todos os ambientes (residência, público e comércio) a diminuição no Paraná chegou a 4%. Foram 10.047 ocorrências nos primeiros dois meses de 2014 e 9.634 neste ano.

Em Curitiba, a redução foi de 2% nos roubos em todos os ambientes, passando de 4.597 casos em 2014 para 4.500 em 2015. O mesmo índice de queda foi registrado na RMC, de 1.636 para 1.600 roubos.

CAIXAS ELETRÔNICOS – Para melhorar os índices, uma das primeiras medidas do Governo do Estado foi intensificar o policiamento. Outra ação foi a criação da força-tarefa de combate a crimes contra caixas eletrônicos, com a participação de policiais civis e militares, coordenada por uma equipe do Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (Diep).

Estipulamos uma ronda especial para os grupos do Cope, Tigre e Bope, que antes ficavam aquartelados e só saíam quando tinha uma grande ocorrência, relembrou Franciscinhi.

Desde o início do ano, estes grupos atuam em horários apontados como os de maior ocorrências criminais, de acordo com a análise oficial feita pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape).

Grandes operações deflagradas, como a Lei e Ordem, com o cumprimento de centenas de mandados de prisão em aberto, também contribuíram para os primeiros resultados de redução de roubo, na avaliação do secretário da Segurança Pública. O crime de roubo é um dos que mais tem vínculo com o tráfico de drogas, pontuou Francischini.

Nesta semana será feita uma reunião com representantes da Associação Comercial do Paraná (ACP) para definir ações que integram um projeto da Segurança Pública para aproximar o Centro Integrado de Comando e Controle dos setores comerciais, incluindo bares e restaurantes.

PARCIAL – Os dados apresentados nesta terça-feira são parciais, até a divulgação oficial do relatório estatístico criminal, a ser publicado na página oficial da secretaria (www.seguranca.pr.gov.br) até o fim de abril, com informações detalhadas sobre outras regiões.

Já os dados consolidados dos relatórios estatísticos criminais de anos anteriores (crimes contra a vida; crimes contra o patrimônio; homicídios culposos no trânsito e apreensão de drogas) estão disponíveis no site da Segurança Pública.