O tempo voltou a fechar na sessão de ontem da Câmara Municipal de Curitiba. Os vereadores Chico do Uberaba (PMN) e Jorge Bernardi (PDT), criticaram a administração do prefeito Gustavo Fruet (PDT), apontando que o que atrapalha a gestão do pedetista são aliados do PT e do PV que ocupam cargos estratégicos, mas não têm desempenho condizente com as necessidades da cidade. Uberaba criticou a reforma na Praça da Espanha, que chamou de meia reforma, bem como as comemorações do aniversário de 322 anos da cidade. Em outras épocas, havia inaugurações e uma série de atividades festivas nos bairros. Agora, fizeram esse bolo ridículo. O povo quer obra, não quer bolo!, alegou. Bernardi apontou a Secretaria de Saúde, que enfrenta greve de servidores da pasta, e a de Meio Ambiente, que estaria com desempenho insuficiente. Quem são os aliados que comandam estas secretarias? questionou.

Bateu levou
O líder da maioria na Casa, Paulo Salamuni (PV), rebateu. Considerou o discurso de Uberava como um ataque de cólera incoerente e ainda cobrou posição do vereador sobre as denúncias de corrupção envolvendo o governo do Estado ao qual você sempre serviu. Já o ex-líder de Fruet na Casa, vereador Pedro Paulo (PT), disse estranhar as críticas, justamente por Bernardi ser do mesmo partido do prefeito. Eu morro e não vejo de tudo…vir aqui falar dos aliados? Justamente de quem esperávamos que houvesse compreensão e parceria, lamentou.

Kibada
O governador Beto Richa (PSDB) recebeu deputados da base aliada em jantar no Palácio Iguaçu, na noite de segunda-feira, em torno de uma kibada oferecida pelo deputado Hussein Bakri (PSC). No cardápio, além da comida, a necessidade de afinar o discurso para enfrentar a crise financeira do Estado e as denúncias que envolvem o governo.

Pacote
Apesar da mesa farta, a confraternização entre o Executivo e sua base parlamentar parece não ter dado muito resultado. Ontem, o pacote de ajuste fiscal apresentado pelo governo em regime de urgência acabou tendo a votação adiada pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, diversos parlamentares – incluindo deputados da base governista – pediram vistas do projeto, alegando necessidade de conhecer detalhes da proposta. Com isso, o projeto só retorna à pauta da CCJ na próxima terça-feira, já que os deputados anteciparam a sessão de hoje para o período da manhã por conta do feriado de Páscoa.

Efeito camburão
Desde que o governo foi obrigado a retirar de pauta o pacotaço original, após a invasão da Assembleia por manifestantes, que obrigaram os deputados de situação a entrar na Casa em um caminhão blindado da tropa de choque da Polícia Militar, os parlamentares governistas têm tomado redobrado para avaliar as propostas do Executivo, se recusando a votar medidas sem discuti-las em profundidade. Na terça-feira da semana que vem, o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo dos Santos, vai à CCJ para explicar detalhes da nova versão do pacote.

Nepotismo
O prefeito de Cruzmaltina (Região Central), José Maria dos Santos (gestão 2013-2016) recebeu duas multas do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), pela contratação de três pessoas – duas delas suas parentes – sem prévia aprovação em concurso público ou teste seletivo. As multas somam R$ 4.352,04. Segundo o TCE, Santos contratou Josiane de Fátima dos Santos e Leila Franciele dos Santos, respectivamente como gari e vigia. Leila é sobrinha do prefeito e Josiane, prima da esposa dele. Ambas já foram demitidas.