Em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (31), os trabalhadores da rede municipal de saúde decidiram suspender a greve da categoria. A Prefeitura de Curitiba espera que, com o encerramento da paralisação, o atendimento nos serviços de saúde pública retorne à normalidade, sem prejuízos às necessidades assistenciais da população.

A reunião convocada pelo sindicato dos servidores municipais ocorreu após determinação da Justiça, divulgada na manhã desta terça, de retorno imediato dos servidores da saúde ao trabalho. A decisão judicial foi proferida pela juíza Denise Hammerschmidt, que considerou a greve da categoria ilegal e abusiva. O descumprimento da decisão acarretaria em multa diária de R$ 30 mil para o sindicato.

A Prefeitura de Curitiba anunciou que irá descontar os dias não trabalhados dos salários dos servidores da Saúde que aderiram à greve da categoria, uma vez que o abono estava condicionado ao encerramento da paralisação na segunda-feira (30).

Propostas apresentadas pela Prefeitura de Curitiba para encerrar a greve nos serviços de saúde:

1) Antecipação do pagamento, para o dia 10 de abril, em parcela única, dos valores retroativos a dezembro referentes aos novos pisos salariais, com divulgação de contracheque no dia 6 de abril. Para tal medida, a Prefeitura viabilizará recursos de aproximadamente R$ 5 milhões.

2) Reiteração do compromisso de pagamento, no mês de abril, da segunda parcela das horas extras e DSRs (Descanso Semanal Remunerado) residuais de 2014.

3) Criação de uma comissão – com integrantes da gestão e dos trabalhadores, além de acompanhamento do Conselho Municipal de Saúde, na condição de representante dos usuários do sistema de saúde – para definir critérios de implantação das novas gratificações, com encerramento dos trabalhos ainda no mês de abril.

4) Criação de uma comissão para iniciar a transição dos auxiliares de saúde bucal e auxiliares de enfermagem.