Um avião da companhia aérea Turkish Airlines que seguia de Istambul para Lisboa, em Portugal, foi desviado de volta para a cidade turca nesta quarta-feira (31) após uma ameaça de bomba, informou a imprensa turca. O avião pousou em Istambul e medidas de segurança foram tomadas após a aterrissagem.
O voo TK1759 levava 170 passageiros e sete tripulantes, disse um porta-voz da empresa. A fonte, que falou de forma anônima, disse que uma bagagem desacompanhada foi encontrada a bordo.
Todos os passageiros foram levados para outro avião para retomar a viagem até Lisboa.
Este é o terceiro caso de voos da companhia desviados nesta semana. Na segunda-feira (30), uma aeronave da companhia que saiu de Istambul com destino a São Paulo fez um pouso de emergência em Casablanca, no Marrocos, após um bilhete com a palavra bomba ter sido encontrado em um dos banheiros.
Após o pouso, os passageiros foram retirados e o avião inspecionado. Nada foi encontrado, e o avião continuou seu trajeto para São Paulo.
No domingo (29), outro voo da mesma companhia que seguia de Istambul para Tóquio, no Japão, teve que retornar ao aeroporto turco após um bilhete com a mensagem C-4 Cargo ter sido encontrado em um dos banheiros. A mensagem fazia menção à presença de explosivos na parte de carga da aeronave.
O avião voltou a Istambul e pousou em segurança três horas após a descolagem. Os passageiros foram levados para o terminal e inspecionados para verificar a presença de explosivos. O avião também foi verificado, mas nada foi encontrado.