MARIANA HAUBERT
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Mesmo com a estratégia de melhorar a comunicação com a população e de explicar os ajustes feitos pelo governo na economia, a reprovação ao governo da presidente Dilma Rousseff continua expressivo. Segundo pesquisa CNI-Ibope divulgada nesta quarta-feira (1º), 64% da população consideram o governo ruim ou péssimo, e 74% dizem não confiar na presidente.
A pesquisa mostra que Dilma perdeu popularidade em todos os estratos avaliados pela pesquisa, como combate a fome, desemprego e inflação e impostos.
Em dezembro, quando a última pesquisa CNI-Ibope foi divulgada, Dilma teve 40% de aprovação e 27% de reprovação. Agora, apenas 12% dos entrevistados avaliaram o governo positivamente, e 23% o consideraram regular.
Já a reprovação da maneira de governar da presidente também aumentou expressivamente, chegando a 78% da população. Apenas 19% dos entrevistados aprovam a maneira da petista governar. Em dezembro, essa aprovação era de 52%.
A confiança em seu governo também despencou. A pesquisa mostra que apenas 24% confiam na presidente, enquanto 74% dizem não confiar.
A pesquisa mostra que 76% dos entrevistados avaliam que o segundo governo Dilma está sendo pior que o primeiro, 18% avaliam que ele os dois mandatos estão sendo iguais e apenas 4% dos ouvidos acham que o segundo mandato está sendo melhor.
Questionados sobre as perspectivas para os próximos anos de governo, 55% dos entrevistados acham que o futuro não será bom. Apenas 14% deles acreditam que o restante do governo será ótimo ou bom.
A pesquisa CNI-Ibope analisou o primeiro trimestre deste ano. Realizada entre os dias 21 e 25 de março, a pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 142 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95%.