SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O São Paulo traçou como meta retornar da Argentina com pelo menos um ponto na bagagem no duelo diante do San Lorenzo, nesta quarta-feira (1º), pelo Grupo 2 da Copa Libertadores. Assim, espera facilitar a briga pela vaga nas oitavas de final. Hoje, o Grupo 2 é liderado pelo Corinthians, com nove pontos. O São Paulo é o segundo colocado com seis pontos -três a mais que o San Lorenzo. Apenas os dois primeiros se classificam. No entanto, considerando o histórico do time do Morumbi, a missão estipulada pela comissão técnica é bastante complicada. Até hoje, o São Paulo fez dez jogos na Argentina pela Copa Libertadores.

O saldo é de uma vitória, um empate e oito derrotas. O empate e a vitória foram obtidos no mesmo ano, em 2005, quando o São Paulo venceu o torneio pela terceira vez. A equipe empatou por 2 a 2 com o Quilmes, em Buenos Aires, pela fase de grupos e depois derrotou o River Plate por 2 a 0, também em Buenos Aires, pela semifinal. Os outros oito duelos não tiveram final feliz para a equipe. O primeiro jogo no país vizinho ocorreu em 1972 pela triangular semifinal. O time era dirigido pelo ex-jogador Alfredo Ramos e, em Avellaneda, perdeu para o Independiente por 2 a 0, gols de Magan e Mircoli. Perdeu a vaga na final justamente para o rival argentino. Terminou o triangular com quatro pontos, um a menos que o Rojo. Dois anos depois reencontrou o Independiente na final. Sob o comando de José Poy, perdeu por 2 a 0, em Avellanada. Marcaram Bocchini e Balbuena. O título daquele ano ficou com o rival, após derrota por 1 a 0, em Santiago.

20 ANOS DEPOIS… Na final de 1992, o time de Telê Santana enfrentou o Newell’s Old Boys, em Rosário, e perdeu por 1 a 0. Depois, com vitória nos pênaltis por 3 a 2 -após 1 a 0 no tempo normal, no Morumbi- o São Paulo sagrou-se campeão. Em 1993, novo duelo com o Newell’s Old Boys, mas dessa vez pelas oitavas de final. O São Paulo perdeu por 2 a 0, mas com a vitória por 4 a 0, no Morumbi, se classificou e chegou até a final, conquistando o bicampeonato. Em 1994, o duelo foi com o Vélez Sarsfield, time do goleiro Chilavert, em Buenos Aires. Perdeu por 1 a 0 na Argentina, gol de Asad. No Brasil, perdeu o tricampeonato nos pênaltis (5 a 3), no Morumbi.

FREGUÊS Foram dez anos até um novo confronto com uma equipe argentina. E de novo o São Paulo provou da sua sina. Em 2004, perdeu para o Rosário Central por 1 a 0, na oitavas de final, em Rosário. A vaga nas quartas foi conquistada pelo time de Cuca no Morumbi, após vitória nos pênaltis por 5 a 4. Após os bons resultados em 2005, o São Paulo voltou a encontrar um time argentino em 2006, o ano do vice-campeonato para o Internacional. O algoz fora de casa foi o Estudiantes. O clube venceu por 1 a 0, em La Plata, pela partida de ida das quartas de final. Na volta, a equipe de Muricy Ramalho devolveu o placar de 1 a 0 e, nos pênaltis, fez 4 a 3. Em 2013, o São Paulo fez o último confronto com um clube argentino fora de casa até o jogo contra o San Lorenzo. Perdeu para o Arsenal de Sarandí por 2 a 1, na fase de grupos.