SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma vitória contra o Danubio nesta quarta (1º) pode classificar o Corinthians para as oitavas de final da Libertadores com dois jogos de antecedência. Pelo retrospecto, a torcida corintiana tem motivo para otimismo. O clube de Parque São Jorge costuma passar por cima de adversários uruguaios na Libertadores.
O confronto no Itaquerão será o décimo do Corinthians contra rivais desse país no torneio sul-americano. Nunca perdeu. Nas nove partidas anteriores, foram seis vitórias e três empates. 
“Eu penso só no jogo de amanhã [quarta]. Não penso no que vai vir pela frente e não fico lembrando de resultados anteriores. Nós queremos fazer o resultado no presente”, avisa Tite.
Em Montevidéu, o Corinthians venceu por 2 a 1. Para obter a vaga por antecipação, precisa também que o San Lorenzo não derrote o São Paulo, em Buenos Aires. O jogo também acontece nesta quarta.
A primeira vez que o clube de Parque São Jorge entrou em campo contra uruguaio em Libertadores foi em 1991, na segunda participação que teve no torneio (a primeira havia sido em 1977). Empatou fora de casa com o Bella Vista em 1×1.
A edição de 2014 é a primeira em que o Corinthians é sorteado no mesmo grupo que o Danubio e, embora tenha enfrentado o Nacional, nunca encarou o outro maior clube uruguaio, o Peñarol.
“Lá [em Montevidéu] o jogo foi complicado. Perdemos um pênalti e eles dificultaram para nós porque era um campo apertado, mas conseguimos vencer. Em nossa casa, esperamos que seja mais tranquilo”, almeja o goleiro Cássio.
OS CONFRONTOS DO CORINTHIANS CONTRA URUGUAIOS NA LIBERTADORES:
EM 1991
Bella Vista 1×1 Corinthians
Nacional 1×1 Corinthians
Corinthians 4×1 Bella Vista
Corinthians 0x0 Nacional
EM 2003
Fênix 1×2 Corinthians
Corinthians 6×1 Fênix
EM 2010
Corinthians 2×1 Racing
Racing 0x2 Corinthians
EM 2014
Danubio 1×2 Corinthians