O lago do Parque Barigui serviu como cenário, na manhã desta quarta-feira (01), para um treinamento sobre a utilização de um equipamento novo que a Defesa Civil do Município recebeu nesta semana. São quatro motobombas que permitem retirar a água com rapidez e eficiência em locais de alagamento, além de outras utilizações emergenciais.

Participaram do treinamento servidores da Defesa Civil, Guarda Municipal de Curitiba, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, administrações regionais e núcleos comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec).

Entre os orientadores estava o capitão do Corpo de Bombeiros Gerson Cândido Rocha Filho, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná.Este equipamento é muito versátil e de grande utilização em situações diversas, disse. Agora, com a aquisição do mesmo pelo Município, o trabalho de todos será otimizado, afirmou o capitão.

Rocha Filho informou que a Defesa Civil Estadual eventualmente cedia equipamento similar ao Município, em situações adversas. Agora a parceria será reforçada e a população atendida será a maior beneficiada, comentou.

A retirada de água em locais de alagamento não é a única possibilidade de uso das motobombas. Elas são muito úteis em outras funções, como abastecimento de água em viaturas e combate a pequenos incêndios, disse. É um equipamento muito versátil e de fácil utilização, foi uma grande aquisição feita pelo Município.

Os novos equipamentos ficarão na sede da Secretaria Municipal da Defesa Social e nas regionais da Boa Vista, Boqueirão e CIC. Mas todas as nove regionais terão acesso às motobombas, basta que sejam solicitadas, explicou o coordenador da Defesa Civil do Município, inspetor João Batista. O treinamento para a utilização do equipamento será reproduzido nas regionais da cidade.

O coordenador técnico da Administração Regional do Boqueirão, Alessandro Presznhuk, comentou que o novo equipamento era aguardado por aquela comunidade, pois a região é cortada por rios como o Belém e o Ribeirão dos Padilhas, por exemplo, que passam por eventuais situações de alagamento.

A regional conta com sete Nupdec e que o novo equipamento poderá dar mais agilidade a eventuais atendimentos feitos pelos Núcleos. Esperamos não precisar usar, mas é bom saber que podemos contar com este recurso em casos emergenciais, disse Presznhuk.

Nesta semana, a Defesa Civil entregou ao Município um Plano de Contingência, ou seja, um mapeamento completo das áreas de atenção da cidade, feito em parceria com as nove administrações regionais.

O documento distribui papeis e funções e designa possíveis locais de abrigo, distribuição de equipamentos, efetivo e voluntários em eventuais crises. É uma maneira de otimizar tempo e recursos, disse o inspetor João Batista.