GIULIANA VALLONE
NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou nesta quarta-feira (1º) uma ordem executiva que dá ao governo americano o poder de retaliar os responsáveis por ataques cibernéticos estrangeiros no país.
Indivíduos ou instituições envolvidas em crimes cibernéticos que representem “uma ameaça significativa para a segurança nacional, política exterior ou para a estabilidade financeira e a saúde econômica dos EUA” poderão sofrer sanções financeiras e de viagens, determinadas pelo Departamento do Tesouro.
Em fevereiro, Obama já havia anunciado sanções similares contra oficiais do governo da Coreia do Norte, após acusar o país de ser o responsável por um ataque hacker à Sony Pictures, que causou prejuízos e constrangimentos à companhia. A nova ordem expande suas opções futuras.
“As ameaças cibernéticas representam um dos mais sérios desafios econômicos e de segurança nacional para os Estados Unidos, e minha administração está buscando uma ampla estratégia para combatê-las”, afirmou Obama em nota divulgada nesta quarta.
“Como vimos nos meses recentes, essas ameaças podem surgir de uma variedade de fontes e terem como alvo nossa infraestrutura, nossas empresas e nossos cidadãos.”
Nos últimos meses, além da Sony, as redes de varejo Target e Home Depot e a seguradora de saúde Anthem sofreram invasões de hackers que roubaram informações de milhares de norte-americanos. O Twitter do Comando Central dos EUA também foi atacado.
Entre as ações que podem gerar retaliações sob a nova ordem estão ataques cibernéticos que tenham como alvo a infraestrutura essencial do país, que roubem dinheiro, comercializem segredos ou informações pessoais ou que aqueles responsáveis pelos chamados ataques de “Negação Distribuída de Serviço”, em que os hackers direcionam um alto volume de acessos simultâneos para sobrecarregar os servidores de um site.