Falta pouco para a Páscoa e em Portugal, assim como no Brasil, a data é de reunião familiar para a troca dos ovos de chocolate e outros doces com o ingrediente. Mas daquele lado do Atlântico também são trocadas principalmente amêndoas, em pacotes com a versão com açúcar ou de chocolate. Além disso, um bolo usualmente enfeita as mesas portuguesas no domingo, o Ninho da Páscoa, uma massa de pão de ló, com chocolate, fios de ovos e uma decoração temática, geralmente com amêndoas e passarinhos ou coelhinhos de açúcar. Há ainda o Folar da Páscoa, um pão cuja forma, o conteúdo e a confecção variam conforme as regiões de Portugal e pode ser salgado ou doce. Por aqui, os destaques da tradicional doçaria portuguesa são as delícias que levam chocolate.

PASTEL DE NUTELA Na vila medieval de Óbidos, em Portugal, é organizado todos os anos o famoso festival do Chocolate, pelo que foi criada uma variação do Pastel de Belém com chocolate.

SALAME DE CHOCOLATE Não, o salame não é feito com carne nem gorduras. O tradicional Salame de Chocolate português é feito de ovos, pedaços de bolacha maria e, claro, chocolate. Feito um rolo e depois fatiado, é um doce que faz lamber os dedos, independentemente da idade.

 FLORESTAS DE AMÊNDOA Estes pequenos e deliciosos quadrados de biscoito com amêndoa torrada e banhados em chocolate são ideais para acompanhar o chá.

 PÃO DE LÓ DE CHOCOLATE O Pão de Ló leva cerca de 24 ovos e o doce é caracterizado por ser praticamente cru por dentro, dando até para comer com colher quando cortado, explica o chef português da Doce Fado, Paulo Cordeiro. Hoje, o Pão de Ló é completamente difundido no mundo e conta com diversas variações, como o Pão de Ló de Chocolate, também ofertado pela Doce Fado, que uniu o tradicionalismo português ao cacau brasileiro em uma receita irresistível.

 

MIL FOLHAS Apesar da sua origem francesa, esta iguaria foi adotada pelos portugueses, sendo um dos bolos sempre presentes nas confeitarias portuguesas, coberto com uma camada de açúcar glacê e com pinceladas de chocolate. O recheio é constituído por um creme pasteleiro, ao qual se juntam natas e doce de ovos. No Brasil este bolo também é muito popular, onde a sua versão geralmente é individual, recheado com creme de baunilha ou de chocolate e polvilhado com açúcar de confeiteiro.

Mais costumes – No domingo pascal, durante o almoço, geralmente é servido cabrito ou borrego assado. Nas pequenas vilas portuguesas, ainda se mantém a tradição da população católica receber a visita do compasso pascal no domingo, composto por um grupo de fiéis que percorre as ruas com uma cruz e um pequeno sino para anunciar a sua chegada. Quando convidados pelos habitantes a entrar nas casas, eles benzem a residência e seus moradores, anunciando a boa nova da ressurreição de Jesus Cristo.

Serviços
Doce Fado
Mercado Municipal – Curitiba (PR)
Av. Sete de Setembro, 865 – Box 55
Telefone: (41) 9663-6580
Horário de Funcionamento: terça-feira a sábado das 8h30 às 18h e domingo das 9h às 13h

Shopping Pátio Batel
Avenida do Batel, 1.868 – 3º piso
Telefone: (41) 3020-3424
Horário de Funcionamento: segunda-feira a sábado das 10h às 22h e domingo e feriados das 14h às 20h