SÃO PAULO, SP – Funcionários da TAM voltaram ao trabalho no Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica) após A paralisação que se estendeu pela manhã.
Ela havia se iniciado às 5h, reivindicando o pagamento de participação nos resultados da empresa, benefício por desempenho que não foi concedido esse ano. O fim se deu após sindicato e a TAM definirem uma agenda de reuniões para os próximos dias.
Não houve voos atrasados em razão do protesto e a reportagem não verificou a formação de filas no aeroporto.
Os funcionários dizem que, se não houver acordo garantindo participação nos resultados, voltarão a cruzar os braços.
De acordo com o Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, a paralisação foi organizada na noite desta terça-feira (31) e teve adesão dos trabalhadores dos turnos das 5h e 6h.
Às 11h20, a reportagem verificou uma aglomeração de cerca de 100 funcionários parados no estacionamento da área de serviços, que é fechado para passageiros.
“A questão do pagamento de participação nos resultados da empresa foi a gota d’água. Houve um acúmulo de situações como assédio moral, excesso de trabalho e irregularidades diversas”, disse o presidente do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, Orisson Melo.
Nas contas do sindicato, dos 200 funcionários do turno, “praticamente todos” os do turno (exceto dois carregadores de bagagem) estariam parados do lado de fora do aeroporto.
Ainda segundo a entidade, entraram na paralisação funcionários responsáveis pelo check in, pela limpeza, pelo carregamento de aeronaves e mecânicos.
BÔNUS SUSPENSO
Os funcionários reivindicam o pagamento da participação por resultados, bônus que varia geralmente entre 30% a 75% sobre o valor do salário do funcionário e costuma ser pago em abril pela empresa quando metas de desempenho são atingidas.
A agente de aeroporto Debora Cavalcanti, diretora do sindicato, afirma que em meados de 2014 a empresa informou que as metas estavam próximas de ser atingidas, por isso a expectativa era de que o bônus fosse anunciado em março desse ano.
“Todo mundo se esforçou, mas disseram que a participação por resultados será zero. O pessoal ficou bem decepcionado”, disse.
Segundo ela, paga-se em geral 50% de um salário, que seria em média de R$ 1.000.
A TAM diz que apenas um grupo pequeno de funcionários parou e que não houve impacto nos voos. A empresa afirma que houve um “esquema especial de trabalho” para cobrir as faltas, sem informar, no entanto, detalhes.
A companhia afirmou que “mantém constante contato com os seus funcionários”.