O Paraná Clube estreou com vitória na Copa do Brasil. Nessa quarta-feira (dia 1º), em Riachão do Jacuípe (BA), venceu o Jacuipense por 1 a 0, no jogo de ida da primeira fase. O jogo de volta será dia 15, em Curitiba. O time paranaense garante a vaga para a segunda fase com um empate.

Se passar pelo Jacuipense, o Paraná enfrentará na segunda fase o vencedor do duelo entre Náutico (PE) e Brasília (DF).

O gol da vitória foi marcado pelo atacante Yan Phellipe, revelado nas categorias de base do clube. Foi o terceiro jogo dele no profissional. Ele sofreu lesão na sua estreia, na 1ª rodada do Paranaense, e só voltou a jogar no último domingo, entrando no segundo tempo do clássico.

O Paraná começou a partida dessa quarta-feira sem Lúcio Flávio e Marcos Paulo, poupados. Netinho estava suspenso e Maikinho, lesionado. A principal novidade era o meia Lucas Sotero, na sua primeira chance como titular no clube.

O primeiro tempo foi truncado, com o Jacuipense jogando na base da aplicação dos seus jogadores. O Paraná tentou controlar o jogo e trocar passes, mas esbarrou em um adversário recuado e aguerrido na marcação. Uma das poucas jogadas ofensivas do primeiro tempo ocorreu aos sete minutos, quando Lucas Sotero chutou cruzado e a bola passou perto.

No intervalo, o goleiro Marcos fez uma análise do jogo. Temos mais posse de bola, mas o gramado complica um pouco. Falta encaixar esse último passe, declarou. Eles têm uma equipe rápida. Estão empolgados com a torcida, comentou.

O segundo tempo começou com pressão do Paraná Clube. Já no primeiro minuto, Rossi finalizou no canto e o goleiro espalmou com as pontas dos dedos. Aos seis minutos, Carlinhos chutou rasteiro e o goleiro defendeu. Mas, no minuto seguinte, o Jacuipense perdeu um gol feito. Marclei sai na cara do gol e chutou para fora.

Aos 16, substituição no Paraná. Ricardo Conceição voltou a jogar após 45 dias em recuperação. Ele entrou no lugar de Marcos Serrato. Aos 28, foi a vez do atacante Yan Phellipe entrar no jogo, na vaga do meia Lucas Sotero.

Depois das mudanças, as melhores chances foram para o Jacuipense. Aos 30, quase gol do time baiano. Meidson chutou da entrada da área e a bola bateu na trave. Aos 32, Pedro Henrique cruzou e Meidson cabeceou perto. Mas o Paraná chegou ao gol aos 37. Ricardinho cruzou na medida para Yan Phellipe, que cabeceou e fez 1 a 0.

Aos 40, o meia Leandro Vilela entrou no lugar do atacante Rossi.

Desde 2009, o Paraná não vencia o jogo de ida da primeira fase da Copa do Brasil. Naquele ano, fez 2 a 1 no Mixto (MT). Nos anos seguintes, somente empatou na estreia na competição: 1 a 1 com o Cerâmica-RS (2010), 1 a 1 com o Gurupi-TO (2011), 2 a 2 com o Luverdense (2012), 1 a 1 com o São Bernardo (2013) e 1 a 1 novamente com o São Bernardo (2014).

JACUIPENSE 0 x 1 PARANÁ
Jacuipense: Greyck; Edcarlos, Diego Mendes, Uesles e Bruno Silva; Thiago Lima, Ananias, Dilmas e Elenilson (Pedro Henrique); Nadson (Jones) e Marclei (Meidson). Técnico: Clebson Araújo.
Paraná: Marcos; Rodrigo Gasperin, Cleiton, Luiz Felipe e Bruninho; Jean, Marcos Serrato (Ricardo Conceição), Lucas Sotero (Yan Phellipe), Rossi (Leandro Vilela) e Ricardinho; Carlinhos. Técnico: Luciano Gusso
Gol: Yan Phellipe (37-2º)
Cartões amarelos: Rodrigo Gasperin (P).
Árbitro: Rogério Lima da Rocha (SE)
Público: 2.864 pagantes (3.096 total)
Renda: R$ 68.100,00
Local: Estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe