O discurso de uma jovem cientista política da Guatemala, no Parlamento Iberoamericano da Juventude, em Zaragoza (Espanha), multiplicou-se na internet durante as últimas semanas. Com alcance mundial de mais de um milhão de visualizações no YouTube, a eloquência das palavras foi ainda mais além. Conseguiu provocar a reflexão e a criticidade sobre o debate político.

O populismo ama tanto os pobres que os multiplica, diz a guatemalteca Gloria Álvarez em um dos momentos do discurso. Pela oratória da mestre em Desenvolvimento Internacional, de 29 anos, o alastramento do populismo na América Latina ganhou voz e foco.

A partir desta semana, Gloria está no Brasil para uma série de palestras em Curitiba, São Paulo e Porto Alegre. A UFPR está entre seus destinos, por convite do grupo de estudos Liberalismo e Democracia, vinculado ao curso de Direito da Universidade.

Com o tema Populismo e Desenvolvimento Econômico na América Latina, o evento será realizado dia 8 de abril, às 10h, no Salão Nobre do prédio histórico da UFPR (praça Santos Andrade). Também participa da iniciativa André Arnt Ramos, bacharel em Direito e mestrando em Direito Civil pela Universidade Federal do Paraná, com experiência na Universidade Justus Liebig de Giessen (Alemanha), membro do grupo de pesquisa Virada de Copérnico e do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).

Sobre Gloria
Gloria Álvarez estudou Relações Internacionais e Ciência Política na Universidade Francisco Marroquín (Guatemala), e tem mestrado em Desenvolvimento Internacional pela Universidade Sapienza de Roma. Locutora de rádio, é também diretora de projetos do Movimento Cívico Nacional da Guatemala (MCN), ONG que promove a participação cidadã informada, responsável e ativa na política nacional.