Os vereadores de Curitiba decidiram, por unanimidade, criar uma comissão especial para monitorar a implantação do metrô na cidade. Não temos a certeza que a obra continuará, mas se isso ocorrer é importante que a Câmara Municipal acompanhe o processo, pois vai impactar fortemente a vida das pessoas, declarou Tico Kuzma (PROS), autor da proposição (051.00001.2014). O grupo será composto por nove vereadores, a serem indicados pelas bancadas, e atuará por até 24 meses. A decisão foi tomada em sessão realizada na última segunda-feira, 6.

A licitação foi suspensa há um ano pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que condicionou a retomada da concorrência pública à reformulação de partes do edital – os conselheiros de Contas questionaram o laudo ambiental, a ausência de pesquisa origem-destino e maior detalhamento do objeto do contrato. Estimada em R$ 18,2 bilhões à época, a obra seria realizada mediante uma parceria público-privada em que o vencedor executaria a implantação e depois assumiria a prestação do serviço. A Prefeitura de Curitiba aguarda um posicionamento definitivo do TCE sobre o tema, esclareceu Paulo Salamuni (PV), líder do prefeito na Câmara Municipal.

Será que o valor é o mesmo? Há um prazo para o início dessas obras? Qual lei vai embasar a operação do novo modal, uma vez que a prefeitura retirou da norma em vigor o sistema metroviário? Tudo isso são questões sobre as quais a comissão poderá se debruçar, avaliou Tico Kuzma. Com o projeto do metrô parado arriscamos perder recurso, alertou Jonny Stica (PT). Se podemos perder investimento em decorrência da postura do TCE, a Câmara de Vereadores tem que agir, reforçou Zé Maria (SD).