O que uma academia de ginástica tem em comum com um restaurante? À primeira vista, pouco ou nada. Mas é isso que a empresária e professora de Educação Física Sueli Hissatomi aposta para seus empreendimentos. Dona de uma academia nas Mercês, ela acaba de inaugurar um restaurante anexo à sua academia. O que pode parecer um contrassenso na verdade é uma tendência de mercado já antiga, a de agregar serviço ou um produto para um público-alvo já cativo.

No caso da academia — ramo em que Sueli já atua há mais de 20 anos —, o restaurante funciona quase como um complemento da sua atividade. Meu trabalho é voltado para a saúde, e comer também faz parte, explica.

Com o restaurante recém-inaugurado — Gourmet Paramita, mesmo nome da academia na rua Paulo Graeser Sobrinho, 1.026 — a ideia é que o cliente tenha uma gama de opções para se alimentar bem. E não são apenas verduras e legumes, mas massas e carnes. A pessoa deve comer de tudo um pouco, mas sem exagero, e se possível com orientação.

Valquir Aureliano

Adélia e o seu empreendimento: dois em um

Esse caminho que a empresária optou para diversificar seus negócios está na cartilha de empreendedores. No caso do restaurante agregado à academia, a ideia é que eles partem de um público-alvo comum para ambos os negócios.

Isso reduz o risco. Caso contrário, ao se diversificar um negócio em um mesmo local, mas com públicos diferentes, o problema é que um acaba afastando o outro. Mas no caso do Paramita, a ordem pode ser inversa. O aluno conhece a academia e frequenta o restaurante, ou vice-versa. Os alunos da academia adoraram e me apoiaram na ideia desde o início, conta Sueli.

Adélia e Você — Outras vezes, manter dois negócios em um mesmo local é uma maneira de cativar a clientela já formada. A cabeleireira Adélia Raquel Bortolini está no ramo há 45 anos. Mas nos últimos oito, agregou ao seu salão no Cristo Rei (Rua Oyapock, 233) uma boutique. É bom. Não dá dinheiro, mas agrada a cliente do salão, que sempre dá uma olhada no que eu tenho aqui de novidade na boutique, conta Adélia sobre manter os dois negócios separados por uma parede. E além de tudo, a gente se diverte, completa.


SAÚDE

Alimentação e exercício
No Dia Mundial da Saúde, celebrado ontem, a principal orientação dos profissionais que trabalham na área é pela prevenção. O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, lembra que muito mais do que tratar doenças, o grande desafio é promover a saúde e isso se faz com hábitos saudáveis de vida, que incluem cuidados com a alimentação e com atividade física constante. Um dos grandes desafios impostos pelo aumento da longevidade da população é o aparecimento de doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão, cujo controle está ligado diretamente a uma alimentação saudável e à manutenção de atividades físicas constantes.