A grande sacada da Ford em 2003 foi colocar no mercado um inédito carro de aparência de utilitário esportivo fabricado a partir de uma plataforma de compacto, (Fiesta), assim o Ecosport que reinou absoluto até o final de 2011 com a chegada do Duster. O tempo que a Renault desenvolveu a nova carroceria na plataforma do Sandero foi para entrada da segunda geração do SUV da Ford. Doze anos depois em 2015, a promessa em mexer com o segmento entrando os já lançados o Chrysler/Fiat Jeep Renegade, Peugeot 2008 e Honda HR-V nacionais. De imediato a marca francesa reestilizou o Duster com troca de grade, pára-choques e lanternas, e deixa o visual mais atraente. O fato de não ser um modelo não inédito traz a vantagem do menor custo de produção, deixando o Renault Duster com preços mais atrativos que a concorrência.

O Novo Duster 2016 é oferecido em cinco versões, duas motorizações e duas opções de câmbio: Expression 1.6 16V com câmbio manual, R$ 62.990; Dynamique 1.6 16V com câmbio manual, R$ 67.990; Dynamique 2.0 16V com câmbio manual, R$ 72.990; Dynamique 2.0 16V com câmbio automático, R$ 75.990; e Dynamique 2.0 16V 4×4 com câmbio manual, R$ 78.990.
Visualmente, o Duster conseguiu ficar mais limpo e moderno: na dianteira, faróis com contornos mais marcantes nos canhões de luz seguem o estilo nova geração de Logan e Sandero; a grade frontal traz faixa horizontal dupla em preto e discretas divisórias menores ao fundo. Na traseira, o desenho das lanternas está mais arrojado e integrou filete vertical sinuoso em LED. Ambos os pára-choques contam com destacado aplique em prata-fosco. 
Ao entrar na cabine, observa-se rearranjos no quadro de instrumentos (com iluminação mais clara e computador de bordo digital reposicionado no canto direito), saídas de ar (agora com bordas em tom marrom) e entorno da tela multimídia (a decoração é toda em preto piano e os botões estão reposicionados). O sistema Media Nav ficou ainda mais esperto na versão “Evolution. Mais fotos e informações, www.bemparana.com.br/tudoauto/