O Hospital Cajuru conta com um novo tomógrafo computadorizado para realização de exames de diagnóstico de imagem. Adquirido pela Secretaria Municipal da Saúde por meio de emendas parlamentares de 32 vereadores de Curitiba e que estavam previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2014, o equipamento vai ampliar o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O prefeito Gustavo Fruet e o secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, participaram da entrega oficial, realizada na manhã deste sábado (11).

O equipamento foi repassado pela Secretaria da Saúde em regime de comodato e será utilizado no pronto-socorro do hospital. A previsão é que sejam realizados, em média, 40 exames por dia. O Serviço de Tomografia do Cajuru contava com um único tomógrafo, instalado em 2001, e que não possuía mais peças de reposição. Além disso, os laudos dos exames estavam sendo prejudicados devido às dificuldades de visualização no antigo equipamento e, em muitos casos, o diagnóstico demorava mais do que o previsto porque era necessário repetir o exame.

“A aquisição desse equipamento é uma demonstração da convergência da Prefeitura de Curitiba com a Câmara de Vereadores, e uma demonstração do respeito da cidade à instituição Hospital Cajuru”, afirmou o prefeito Gustavo Fruet. “Na entrega desse equipamento, reafirmamos também o compromisso com a visão de uma cidade mais humana e a nossa prioridade nos investimentos em saúde e educação”, completou.

O Hospital Cajuru, lembrou o secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, é considerado o maior pronto-socorro de trauma do Paraná e é uma instituição que atende exclusivamente os pacientes do SUS. “Com este novo tomógrafo, a qualidade dos diagnósticos dos exames vai melhorar consideravelmente, afirmou. O hospital presta serviços médico-hospitalares em diversas especialidades, com ênfase no atendimento de urgências e emergências clínico-cirúrgicas. Por mês, são realizadas aproximadamente 4,5 mil consultas no pronto-socorro e outras 6,5 mil consultas no ambulatório, além de cerca de 900 procedimentos cirúrgicos.

A solenidade de entrega do novo tomógrafo contou com a participação do presidente da área de saúde do Grupo Marista, Irmão Frederico Unterberger, e da diretora geral do Hospital Universitário Cajuru, Simonne Simioli Marcondez Ferraz. Também participaram os vereadores Paulo Salamuni, líder do governo na Câmara; Kaká Pereira, Paulo Rink, Pier Pietruziello, Proifessora Josete, Giovani Fernandes, Luis Felipe Braga Cortes, Pedro Paulo, Serginho do Posto e Chicarelli.