Os manifestantes que protestam contra o governo Dilma Rousseff iniciaram, às 10h50 deste domingo (12), uma marcha em direção ao Congresso Nacional. Os manifestante estavam concentrados desde as 9 horas em frente ao Museu Nacional, perto da Esplanada dos Ministérios. 

Os organizadores do movimento esperavam 40 mil pessoas e diziam que havia essa quantidade. A Polícia Militar, por sua vez, afirmou às 10h55 que havia 5 mil manifestantes. Às 11h40, afirmou que eram 15 mil. Seja com for, as seis pistas do Eixo Monumental estavam tomadas pelos manifestantes. O número de manifestantes nesta manhã é menor do que nos atos de 15 de março.

As pessoas que participavam dos protestos vestiam essencialmente roupas verdes e amarelas – como a camisa da seleção brasileira. Eles são acompanhados por três carros de som.

Em geral, os manifestantes pedem a saída da presidente Dilma Rousseff e do PT do poder. Contudo, uma pesquisa feita pelo Datafolha, divulgada no sábado (11), indica que a maioria das pessoas não sabe que, se Dilma sair, quem assume o governo é o vice, Michel Temer, que pertence ao PMDB.

Duas pessoas foram detidas. Uma delas portava um facão. No geral, o ato organizado pelas redes sociais transcorre em clima pacífico, com muito pais acompanhados dos filhos. A Polícia Militar montou uma série de bloqueios em meio à Esplanada dos Ministério para fazer a revistas nas pessoas que chegam ao local com mochilas ou pochetes. Ao todo, 3 mil militares foram mobilizados para acompanhar as manifestações.