Os manifestantes que protestam contra o governo Dilma Rousseff neste domingo (12) chegaram, às 11h50, ao Congresso Nacional. Às 10h50, eles haviam iniciado uma marcha em direção ao Congresso Nacional. Os manifestantes estavam concentrados desde as 9 horas em frente ao Museu Nacional, perto da Esplanada dos Ministérios.

A mais recente atualização da PM diz que 20 mil pessoas estão na manifestação em Brasília. Segundo o último balanço dos organizadores do evento, são 40 mil manifestantes. Segundo a polícia, as pessoas estão espalhadas pela Esplanada e será mais preciso calcular o número de presentes no gramado em frente ao Congresso.

Em geral, os manifestantes pedem a saída da presidente Dilma Rousseff e do PT do poder. Contudo, uma pesquisa feita pelo Datafolha, divulgada no sábado (11), indica que a maioria das pessoas não sabe que, se Dilma sair, quem assume o governo é o vice, Michel Temer, que pertence ao PMDB.

As pessoas que participavam dos protestos vestiam essencialmente roupas verdes e amarelas – como a camisa da seleção brasileira. Eles são acompanhados por três carros de som. Duas pessoas foram detidas. Uma delas portava um facão. No geral, o ato organizado pelas redes sociais transcorre em clima pacífico, com muito pais acompanhados dos filhos. A Polícia Militar montou uma série de bloqueios em meio à Esplanada dos Ministério para fazer a revistas nas pessoas que chegam ao local com mochilas ou pochetes. Ao todo, 3 mil militares foram mobilizados para acompanhar as manifestações.