Um princípio de tumulto se formou nos protestos contra a presidente Dilma Rousseff marcados para este domingo (12) no Rio de Janeiro. O tumulto foi controlado pela Polícia Militar, que havia destacado 400 homens para reforçar o policiamento. Foi o primeiro registro de tumulto em todas as manifestações programadas para este domingo.

Um homem foi levado depois de provocar os manifestantes. Segundo a polícia, tratava-se de um manifestante pró-Dilma, que destratou as pessoas usando um megafone na Avenida Atlântica. 

A concentração foi na Orla de Copacabana, na Zona Sul da cidade. Durante a passeata em direção ao Leme, um organizador em um carro de som pediu aplausos para o juiz paranaense Sérgio Moro, da operação Lava Jato. Foi atendido. Também pediu aplausos para outros que estão lutando para “acabar com a impunidade” no país.

No carro de som, organizadores do protesto no Rio pedem a saída de Dilma e do PT. Entre os presentes no alto do veículo, está um ativista que se fantasia de Batman. E havia também quem protestasse contra algo novo: a Lei da Terceirização, aprovada na última semana.

Três carros de som estão em Copacabana. São de três movimentos diferentes: movimento Brasil Livre, Revoltados Online e Vem pra Rua. Segundo os organizadores, não há estimativas de publico. A expectativa, segundo eles, é reunir 100 mil pessoas até a tarde deste domingo. A PM calculou que havia 10 mil pessoas.

Há manifestações também em capitais como Salvador (Bahia), com concentração no Farol da Barra, e Belo Horizonte (Minas Gerais), na Praça da Liberdade.