A Câmara Municipal aprovou em segunda votação unânime, na sessão desta segunda-feira (13), a concessão do título de vulto emérito de Curitiba ao ex-jogador de futebol Alexsandro de Souza, o Alex (007.00002.2014). Instituída em 1963, a honraria é entregue a pessoas nascidas na cidade que tenham contribuído para seu crescimento e desenvolvimento. O projeto de lei foi proposto por Pier Petruzziello (PTB).

O vereador justificou que o ex-atleta foi um embaixador honorário de Curitiba nos locais em que jogou, inclusive na Turquia, onde é ídolo. “Ele teve uma carreira brilhante e histórica. Passou por clubes de grande expressão e divulgou nossa cidade. Turcos têm feito turismo aqui”, disse Petruzziello. “O Alex nunca escondeu sua raiz. Sempre carregou o nome de nossa cidade, na qual começou a carreira esportiva e a encerrou [no Coritiba, em dezembro de 2014]”, completou.

Alex jogou nas categorias de base do Coritiba, equipe na qual se profissionalizou, em 1995, e permaneceu até 1997. Passou pelo Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro e, em 2004, transferiu-se para o Fenerbahçe, da Turquia. “No dia 15 de setembro de 2012, foi inaugurada uma estátua em homenagem ao camisa 10 em frente ao estádio da equipe turca, com o tamanho real do jogador. Ela levou dois anos para ser concluída”, relatou Petruzziello. Ele retonou ao Brasil cerca de um mês depois da homenagem, com festa da torcida coxa-branca.

“É um cidadão que tem o gene de Curitiba, a cidade é quase um imã para ele”, disse Paulo Salamuni (PV). Felipe Braga Côrtes (PSDB) destacou a empatia dos torcedores turcos por Alex e a importância do esporte como “fator de divulgação”. Já para Chico do Uberaba (PMN), o vulto emérito demonstrou “lealdade” à capital e à torcida do Coritiba ao dispútar aqui sua última partida.

“Alex é um bom exemplo ao esporte. Os locutores, quando ele estava com a bola, tinham prazer em saudar o ‘curitibano Alex'”, defendeu Valdemir Soares (PRB). “Meu coração bate mais forte pelo Atllético, mas nunca deixei de admirar o jogador Alex. Ele foi injustiçado na Seleção Brasileira”, completou Colpani (PSB).

Ídolo atleticano, Paulo Rink (PPS) defendeu a homenagem: “É uma pessoa do esporte, do bem, referendado como um dos maiores ídolos do futebol turco”. Os vereadores Jorge Bernardi (PDT), Pedro Paulo (PT), Tito Zeglin (PDT) e Professor Galdino (PSDB) também declararam apoio à entrega do título de vulto emérito ao Alex. O texto seguirá à sanção do prefeito Gustavo Fruet.