Um adulto e um adolescente foram flagrados e detidos pela Guarda Municipal de Curitiba, na manhã desta segunda-feira (13), quando tentavam assaltar a cobradora da estação-tubo CIC Norte, na Rua Eduardo Sprada. O menor foi apreendido e encaminhado à Delegacia do Adolescente e o adulto foi detido e levado ao 11º Distrito Policial (DP).

Segundo o guarda municipal Herivelton Gremski, o flagrante aconteceu durante uma ronda de rotina da equipe. Vimos que os dois já estavam com o dinheiro roubado da estação tubo nas mãos, além do telefone celular da cobradora, contou. Segundo ele, a dupla simulava estar com uma arma para coagir a funcionária. Após abordagem e confronto com os guardas, o dinheiro e pertences foram devolvidos e os criminosos detidos.

Além da rotina de rondas diárias, a Guarda Municipal realiza ações frequentes direcionadas ao transporte coletivo, como a Operação Presença. Em caráter surpresa, os guardas monitoram de maneira reforçada terminais de ônibus e estações tubo, em horários de grande fluxo de pessoas. Além de prevenir e inibir atividades ilícitas, o objetivo da Operação é aproximar os guardas da população.

Recentemente, um pacote de medidas lançado pela Urbs, em parceria com secretarias municipais, também visa aumentar a segurança dos passageiros e trabalhadores do transporte coletivo.

São obras, mudanças operacionais e orientações que abrangem vários aspectos da segurança. No caso da Guarda Municipal, além das ações realizadas em terminais de transporte público e estações-tubo, houve também uma padronização dos protocolos de atendimento.

Um exemplo: em algumas situações, como furtos ou presença de molestadores, os guardas precisam interceptar o ônibus antes da parada seguinte, disse o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Cláudio Frederico de Carvalho. Para isso, segundo ele, operadores do transporte coletivo foram capacitados pela Guarda Municipal, para saberem como agir nesses casos.

Além das operações especiais, a Guarda Municipal contribui diariamente com a segurança ao sistema de transporte com nove viaturas e 72 guardas que atuam na Proteção ao Transporte Coletivo (PTC).