Embora a grande Arena do século 1º depois de Cristo, ainda hoje palco de importantes eventos e óperas ( foi lá que Maria Callas iniciou sua carreira internacional) e também a Piazza Erbe, onde acontece um colorido mercado, sejam principais atrações da segunda maior cidade do Veneto ( lógico, depois de Veneza),o que atraí o visitante continua sendo a lenda da casa de Julieta, a do Romeu, pincelando de romantismo a viagem pela história do Norte da Itália.

E há também a igreja de San Zeno Maggiore, que tem um portão com painéis de bronze medievais, esculpidos com cenas de Bíblia e da vida de San Zeno. Sem esquecer o Castelvecchio, imponente castelo construído por Cangrande II entre 1355 e 1375, hoje abrigando uma das mais importantes galerias de arte do Vêneto. No exterior, uma passarela permite que o visitante tenha panorâmicas do rio Adige, com a Ponte Scaligero medieval e a estátua equestre de Cangrande I, do século 14, que decorava seu túmulo.

San Fermo Maggiore é um conjunto de duas igrejas – superior e inferior – com fachada de elementos góticos em cima de uma base românica. A igreja inferior foi iniciada em 1065 por monges beneditinos no local de um santuário, preservando afrescos sobre as arcadas. A igreja superior, de 1313, é mais imponente, com um telhado em forma de quilha de navio. O interior está coberto de afrescos medievais.

A Piazza Erbe tem uma fonte no centro, com uma estátua dos tempos romanos. O que prova que o mercado de ervas, frutas e condimentos existe há mais de 2000 anos. Mas é na Piazza del Signori, que Dante, em uma estátua do século 19, olha para o Palazzo del Capitano, no passado a casa dos chefes militares de Verona. Ao lado fica o Palazzo della Regione, – Palácio da Razão – Tribunal de Justiça. Ambos os prédios são do século 14.

Dayse Regina Ferreira

De qualquer ângulo, a Venus de Milo é um dos atrativos principais para o turista no Museu do Louvre

CASA DE JULIETA
A trágica história de Romeu e Julieta, os dois jovens enamorados pertencentes a duas famílias rivais, continua a embalar os sonhos românticos de todos. Na obra de Shakespeare, ganharam o nome de Capuletos e Montéquios. A primeira história foi escrita po Luigi da Porto de Vicenza, na década de 1520, inspirando poemas, filmes, balés e peças de teatro.

Os personagens, mesmo lendários, ficaram tão famosos, que foram incorporados pela cidade. A casa de Julieta fica no número 27 da Via Capello, uma estalagem do século 13. A sacada que Romeu teria subido em busca do grande amor, continua lá.

A casa de Romeu estaria algumas ruas mais a frente, na Via Arche Scaligeri, leste da Piazza dei Signori. E na Via del Pontiere, em um cenário que impressiona, há uma cripta debaixo do claustro de San Francesco al Corso, que é considerada a Tumba de Julieta. Si non é vero…

O que os casais brasileiros estão descobrindo é que vale mais a pena reunir um grupo de parentes e amigos e todos curtirem uma bela viagem, em plena primavera e verão da Europa, descobrindo mistérios e histórias milenares, ao invés de gastar fortunas para receber muitos convidados, numa festa que acaba em poucas horas e dá muito trabalho.

Dayse Regina Ferreira

Jardins e casa de Monet, na excursão a Giverny, dentro do cruzeiro fluvial entre Paris e Normandia, saída no final de maio (Velle)

CASAMENTO NO EXTERIOR
Brasileiros enamorados, mas com os pés na terra, estão preferindo fazer a cerimônia de casamento no exterior. Além daquelas fantasiosas, da Disney, estilo Cinderela, agora quem gosta de belas paisagens, muita história e arte, gastronomia imbatível, está preferindo a Europa. Destacando Grécia e Itália.

Americo de Sousa, da King Holidays em Roma, ultima a festa de brasileiros que escolheram a casa de Julieta, na bela Verona, para reunir 80 parentes e amigos mais chegados. Além da festa, a certeza de bons momentos nas maiores atrações turísticas da Itália. Ao invés daquelas festas de muitos convidados, sempre com o mesmo cardápio do clube da cidade ou das casas de eventos, uma bela reunião onde todos saem ganhando. Em troca de felicidade, convívio e turismo.

Se a idéia agradou, contate Americo de Sousa na King Holidays, [email protected] ou acesso www.kingdmc.eu .É aproveitar a primavera e o verão da Europa para descobrir mistérios e histórias milenares – e algumas lendas –ao invés de gastar fortunas na festa que acaba em poucas horas, mas que levam mais de um ano para serem organizadas.


Dayse Regina Ferreira

Interior da casa de Monet, uma das principais atrações de Giverny

DESTAQUES

MUSEU DO LOUVRE TERÁ TARIFA ÚNICA
O Louvre, primeiro museu do mundo em visitação ( recebeu mais de 9 milhões de turistas em 2014), sendo 70% de sua frequência composta por visitantes estrangeiros atraídos pela obras Victoria de Samothrace, Venus de Milo e Joconda (Mona Lisa), muda seu sistema de venda de ingressos.

A partir de 1º de julho vai vender a 15 euros a entrada válida para exposições temporárias e coleções permanentes. Um único bilhete dará direito a ver Mona Lisa e as jóias da realeza, esculturas da Antiguidade e coleções de arte asiática. As entradas gratuitas para artistas e menores de 18 anos, que hoje são limitadas ao acervo permanente, também serão abrangentes. Jovens entre 18 e 25 anos, provenientes da União Européia, — representam 1 milhão de visitantes ao ano – agora terão acessos gratuito ao museu.

Como o público francês prefere as exposições temporárias, para estabelecer uma sinergia perfeita entre todas as salas do museu, o Louvre está reformulando a maneira de expor as peças, modificando o percurso dos visitantes e modernizando os painéis e folhas explicativos, que agora serão traduzidos em 3 línguas.

Atualmente o visitante paga 16 euros para o bilhete duplo ou 13 euros para exposições temporárias e 12 euros para acesso às salas de exposições do acervo. A tarifa única já vem sendo utilizada pelo Museu d’Orsay (11 euros), Centro Pompidou (14 euros), Château de Versailles (15 euros) e são tarifas um pouco mais baixas do que em outros países: Museu do Vaticano (16 euros), Rijksmuseum (17,5 euros), Museu dos Ofícios (18,5 euros), MoMa (25 dólares). O Louvre em 2014 teve 40% dos visitantes usufruindo de entrada gratuita às coleções permanentes, o que representa 3,4 milhões de pessoas.

Divulgação

Na cidade que cultua arte e história, o romantismo de Romeu e Julieta agora é cenário para casamentos de brasileiros

BERLIM RECEBE SEBASTIÃO SALGADO
Se você não conseguiu ver Genesisem Veneza, em maio do ano passado, aproveite sua ida à Europa para ver, em Berlim, as fotos da Antártida ao Amazonas, que inicia em 18 de abril e ficará aberta ao público até 16 de agosto. Flora, fauna e povos indígenas, resultado de 32 viagens em 8 anos, é o que Salgado apresenta, ao fotografar baleias no Ártico e renas no Círculo Polar, Jacarés na Amazonia e leões marinhos nas Ilhas Galápagos.

A além da tribo Korowai da Papua Ocidental e os povos nômades Dinka, do Sudão. Os trabalhos estão divididos em 5 capítulos: Sul do Planeta, Santuários, África, Espaços do Norte e Amazônia. Sebastião Salgado é brasileiro nascido em 1944. Desde 1973 dedica a vida à fotografia. Hoje vive e trabalha em Paris. Entre seus inúmeros prêmios internacionais, destaque para o Eugene Smith, Hasselbad, Oskar Barnack. Veja em www.co-berlin.org/en/sebastiao.salgado.

O C/O Berlin, que antes ficava na histórica agência postal imperial em Berlim Mitte, agora funciona no novo espaço da America-Haus, em City West, com espaço de mais de 2 mil metros quadrados para exposições. A nova sede foi inaugurada em outubro de 2014.

Berlim se destaca na Europa com 28.7 milhões de hospedagens somente em 2014, ficando atrás apenas de Paris e Londres.Há 10 anos a capital alemã ocupa o 5º lugar em convenções internacionais. No www.visit.Berlim é possível obter informações sobre a cidade em 14 idiomas.

Divulgação

A grande Arena, palácios medievais, igrejas do primeiro século depois de Cristo: Verona é destino no Vêneto, depois de Veneza

SEGUNDO PASSAGEIRO GRÁTIS
O cruzeiro fluvial Paris-Normandia, de 7 noites pelo rio Sena, tem saída marcada para o dia 28 de maio e está oferecendo gratuidade para a participação da segunda pessoa na cabine. O cruzeiro tem agora tarifa de 3.699 dólares por cabine dupla, o que representa 1.849,50 dólares por pessoa. São cabines externas, incluindo todas as refeições com bebidas, Wi-Fi grátis, filmes, passeios e excursões diárias, com fones de ouvido individuais.

E mais: palestras, jantares temáticos, demonstrações culinárias, piano ao vivo todas as tardes e noites, shows musicais a bordo, bicicletas e tours guiados. O cruzeiro inicia em Paris, segue para Vernon (Giverny, jardins e casa de Monet), Rouen, praias da Normandia ou excursão ao Pays D’Auge, Les Andalys (Castelo Gaillard), Conflans (Castelo Malmaison ou passeio por Anvers-sur-Oise, onde se instalavam os maiores pintores franceses. O desembarque em Paris é feito no 8º dia.

Quem comercializa os cruzeiros fluviais agora é a Velle Representações, com parceria da On Request Marketing. As representações Ama Waterways, Avalon, Uniworld, Viking River Cruises, Poseidon , que eram da Firstar, agora estão com Gisele Nicotera no timão. Estela Farina, da Firstar, passou à direção do novo escritório da Norwegian Cruise Line Holdings no Brasil.

A Velle Representações, contando com a parceria de Márcia Chiota, uma expert em viagens de luxo, atende em São Paulo. Procure informações no [email protected]

TEMPORADA 2015 NA CÔTE D’AZUR
Reabriu no dia 10 deste mês para a temporada 2015, o Rèserve Ramatuelle, distante poucos minudos de Saint Tropez. Em uma das mais belas baías da Côte d’Azur, com vista para o mar e em meio à mata mediterrânea, o Rèserve Ramatuelle foi inaugurado em 2009.

Acaba de receber a primeira estrela Michelin atribuída ao restaurante La Voile, sob a direção de Eric Canino, que antes trabalhou com Michel Guérard. Na mesa, especialidades provençais, produtos selecionados, reinventados pelo chef.

O Spa do La Rèserve Ramatuelle ocupa 800 metros quadrados para tratamentos e relax dos hóspedes e clientes. Para 2015 foram acrescentados tratamentos Nescens também especiais para homens, combinando esportes, nutrição e bem estar para todos.

A propriedade também oferece 12 Villas para famílias e grupos de amigos, com os hóspedes tendo acesso às instalações do hotel. Saiba mais com tati.simõ[email protected] br, titular da 1er.Premier Destinations.

WTM LATIM AMERICA
Entre 22 e 24 de abril São Paulo recebe o WTM Latim America e o 43º Encontro Comercial Braztoa, no Expo Center Norte, na capital paulista.

Mas a Turismo Week iniciada em 6 de abril, está disponível para que você faça a escolha do melhor pacote de viagens, aos melhores preços. No site o cliente pesquisa destinos, compara tarifas e benefícios, contrata pacotes oferecidos pelas operadoras e agências de viagens, obtendo descontos exclusivos. Acesse www.turismoweek.com.br

A primeiro semana teve como destaque a Flórida. De hoje até o dia 19, o assunto será Cuba, destino que agora abre portas para o mundo, em especial para as Américas. De 20 de abril a 2 de maio, serão promovidos pacotes pelo Brasil e o mundo. A novidade é a Turismo Week de Luxo.

Os roteiros elaborados pelos associados da Braztoa vão destacar até 2 de maio Aruba e Catalunha. Por enquanto, ao abrir o site da Turismo Week, o turista em potencial vai encontrar os pacotes para Cuba, como o de Cayo Sta. Maria, aéreo/terrestre, 5 noites em regime all inclusive, por 1050 dólares.

Combinando Cayo Sta. Maria com Havana, aéreo e terrestre, a tarifa fica em 1.239 dólares. E quem preferir História Havana vai pagar 1.036 dólares, com 4 noites de hotel, traslados aeroporto-hotel-aeroporto e city tour. Já o roteiro Havana e Varadero, apenas terrestre, oferece 3 noites em Havana e 3 noites na famosa praia de Varadero, sistema all inclusive na praia. Em Havana, Show Tropical. Tudo com tarifa 2.810,59 dólares.

Mas se preferir, dá para fazer Intercâmbio CI, de 25 noites, por 4.006,08 reais. Apenas da parte terrestre.