As condições de chuva que começam a se formar no sul do país já a partir da tarde desta terça-feira,14, são muito bem-vindas pelos produtores de trigo do Paraná. A cultura está na fase de germinação e a falta de chuvas começa a preocupar os triticultores. Isso porque a chuva de março e de fevereiro ficaram abaixo da média em grande parte da Região.

As condições para chuva começam a aumentar nesta terça-feira com a chegada de uma nova frente fria ao sul do Rio Grande do Sul e com expansão de áreas instabilidade sobre o norte da Argentina e do Paraguai. Os dois sistemas ajudam a espalhar nuvens de chuva sobre várias regiões do Sul, mas as pancadas de nesta terça-feira não vão ocorrer em todas as áreas.

Terça-feira promete calor e pancadas de chuva à tarde e à noite em áreas dos três estados. Pode chover com moderada intensidade e com raios. No Paraná, o dia começou com chuvas isoladas entre o oeste, centro e região sul, setores que presenciam este cenário no decorrer do dia. Nas demais regiões, a nebulosidade fica variável, o sol aparece e a condição de chuvas é menor. Temperaturas elevadas no noroeste. Em Curitiba os termômetros marcam 19º às 11 horas. A previsão é de 24º de máxima para esta terça-feira. 

A nova frente fria avança para o litoral de Santa Catarina até quinta-feira, mas é um sistema fraco, com pouca instabilidade. Uma segunda frente fria deve entrar forte no Sul no fim da semana.

Santa Catarina tem rios em alerta de estiagem

Órgãos de monitoramento ambiental e meteorológico de Santa Catarina monitoram o nível de rios no estado que estão muito abaixo da média. Alguns rios estão em situação de alerta e atenção para a estiagem. Segundo o boletim de monitoramento hidrológico elaborado em conjunto pela ANA e Epagri/Ciram, o quadro é de alerta na região de Saltinho em Alfredo Wagner, José Boiteux e Tangará. Na região de Chapadão do Lageado, Orleans – Montante, Joaçaba, e São João Batista, a situação é de atenção para estiagem.