A Secretaria Municipal de Educação apresentou a representantes da Câmara Municipal, na tarde desta quarta-feira (15), medidas tomadas em conjunto com o Fórum Municipal da Educação para a construção coletiva da proposta do Plano Municipal da Educação. A proposta, que deverá ser submetida à apreciação dos vereadores até 24 de junho, será formada por preposições e ideias apresentadas por diferentes segmentos da sociedade. O encontro com os vereadores foi na sede da Secretaria Municipal de Educação.

A apresentação das medidas já desenvolvidas, a partir da criação do Fórum Municipal da Educação, em 2013, foi feita pela secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo. Dedicamos diferentes tempos e movimentos em prol deste plano que é inédito e contemplará toda a cidade nas questões referentes à educação, disse Roberlayne.

Previsto em lei federal, a consolidação do Plano é também um dos compromissos previstos no plano de governo do prefeito Gustavo Fruet. É fundamental a participação e envolvimento do Legislativo para garantir a Curitiba um documento construído em parceria com a sociedade para registrar e legitimar metas e estratégias a serem executadas ao longo dos próximos dez anos para assegurar uma educação de qualidade para crianças, adolescentes, jovens e adultos, com o devido acompanhamento pela sociedade, disse Roberlayne.

Até 25 de abril, toda a população pode participar da consulta publica que está sendo realizada pela Prefeitura de Curitiba, pela internet, para coletar ideias e sugestões para o Plano. As sugestões podem ser feitas por meio do link:http://www.educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/consulta-publica-plano-municipal-de-educacao/6472

As pré-conferencias, organizadas por diferentes grupos, com profissionais da rede municipal de ensino e comunidade escolar, debatem metas a partir dos 12 eixos que farão parte do Plano. Os encontros estão sendo realizados durante este mês.

Todo o material apresentado será apreciado, sistematizado e apresentado para deliberação durante a Conferencia Municipal da Educação, antes de ser encaminhado para a votação dos vereadores.

Também foi apresentado aos vereadores o cronograma dos próximos eventos, incluindo uma consulta que será desenvolvida com crianças e estudantes de Curitiba, no período de 20 a 30 de abril. O vereador Paulo Salamuni, líder do prefeito na Câmara, destacou o interesse dos vereadores em participar de todo o processo. Estaremos presentes Conferência Municipal acompanhando os debates que nos subsidiarão na hora de votarmos a proposta que será encaminhada à votação após todo este amplo e democrático processo de construção coletiva do documento, disse Paulo Salamini.

Também participaram do encontro os vereadores Giovane Fernandes, professor Gaudino, Chico do Uberaba e a representante da vereadora professora Josete.

 

CRONOGRAMA

Pré-conferências: até 30 de abril

Consulta Pública Virtual: 13 a 25 de abril

Consulta às crianças e estudantes: 20 a 30 de abril

Conferência Municipal de Educação: 16 e 17 de maio

Prazo legal para aprovação dos planos municipais e estaduais: até 24 de junho de 2015.