Um homem de 26 anos identificado pela Polícia Civil como galã do Instagram foi preso na manhã desta quinta-feira (16) em uma pizzaria de Manaus, suspeito de aplicar vários golpes. As investigações apontam que Láercio Castro de Oliveira seduzia mulheres em conversas em redes sociais com o objetivo de roubá-las.

Segundo o delegado titular do 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP), Rodrigo de Sá, Laércio utilizava a internet e aplicativos para seduzir as vítimas, que tinham sempre mais de 30 anos. As mulheres eram levadas para o veículo do suspeito e, em algum momento do encontro, um outro homem surgia pela porta de trás do passageiro dizendo que estava armado. Láercio e o tio são suspeitos de planejar os crimes.

O suspeito já havia sido preso em São Paulo em novembro de 2014, por documentação falsa, e agora responde a oito inquéritos por crime de roubo majorado em Manaus. A polícia, porém, espera que mais mulheres denunciem o homem – até agora, oito vítimas fizeram denúncias.

As investigações sobre o golpe começaram no ano passado, após o tio de Laércio ser preso. Audacioso, o suspeito monitorava a rotina das vítimas. Antes, porém, estabelecia um perfil de mulheres alvo e a partir daí começava a caçar vítimas nas redes sociais e suas rotinas.

Não bastasse isso, ele começava a frequentar os lugares que essas mulheres frequentavam também, até para que ele pudesse estreitar esses laços com elas. Bares, casas de shows, academias de classe média eram os lugares que ele frequentava e que muitas vezes era sustentado por outras mulheres ou por produtos de outros roubos”, conta o delegado.