O Coritiba enfrenta o Londrina, neste domingo (19), às 16 horas, no Couto Pereira. Em jogo, uma vaga na final do Campeonato Paranaense, contra o vencedor de Operário e Foz do Iguaçu. E um tabu está em jogo: nunca em 100 anos de história os times do Interior se enfrentaram em duas finais seguidas do Campeonato Paranaense.

Desde que o Campeonato Paranaense começou a ser disputado, em 1915, em apenas quatro finais não havia um time da capital presente. A última delas, no ano passado, quando Londrina e Maringá decidiram o título e o Tubarão levou a melhor, nos pênaltis. Antes, em 1992, o Londrina bateu o União Bandeirante, de Bandeirantes. Em 1981, o Londrina sagrou-se campeão em cima do Grêmio Maringá. E em 1964, o Grêmio Maringá derrotou o Seleto (Paranaguá) na final. Se o Coritiba não superar o Londrina, o interior terá os dois times da final pela segunda vez seguida, algo inédito – o outro finalista será Foz do Iguaçu ou Operário, de Ponta Grossa.

Curiosamente, três dessas finais do interior envolveram o Londrina – que venceu as três. Maior vencedor do Estadual entre os times do Interior, o Tubarão ainda tem o título de 1962, conquistado em cima do Coritiba.

A conta não inclui a final de 2002, quando o Iraty bateu o Grêmio Maringá na decisão. Naquele ano, houve um Campeonato Paranaense sem Atlético, Coritiba, Paraná e J. Malucelli, que disputavam a Copa Sul-Minas. Depois do Estadual, houve um Supercampeonato Paranaense, com os quatro melhores do Estadual e os quatro times da Sul-Minas.