Pouco mais de 14 mil veículos devem seguir rumo ao litoral do Paraná neste sábado (18). A estimativa é da concessionária Ecovia, que administra a BR-277 e as PRs 407 (Praia de Leste) e 508 (Alexandra-Matinhos). O número elevado se dá em razão do tempo bom e do feriado de Tiradentes. Neste momento, o movimento é considerado alto, 860 carros por hora, quase o triplo dos 240 carros por hora que sobem a serra. 

Os horários de pico estão previstos para acontecer entre 09h e 10h, quando a média deve ultrapassar 1,1 mil veículos por hora no sentido Paranaguá. À tarde, o fluxo deverá ser alto entre 14h e 15h, com aproximadamente mil veículos descendo a Serra do Mar. Após esses horários, o fluxo volta a ser normal até o final do dia.Quem utilizar a PR-407 vai encontrar o tráfego desviado pelas marginais, entre os km 1 e 2 da rodovia na interseção da Av. Bento Munhoz com a Rocha Neto, em ambos os sentidos. A i nterdição é para a construção de um viaduto no local.

Durante o feriado prolongado de Tiradentes, entre os dias 17 e 21 de abril, as equipes da Autopista Litoral Sul irão atuar de forma especial, com reforço no número de veículos operacionais e nos grupos de trabalho. A expectativa é de que, em média, 44 mil veículos circulem por dia no trecho concessionado (Contorno Leste -BR-116, BR-101, BR-376) – volume 30% maior em relação aos dias normais. De Curitiba para Santa Catarina, o movimento na manhã deste sábado já é de 1500 carros por hora.

A operação especial será coordenada pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária, que administra os recursos (veículos de inspeção, guinchos e ambulâncias) dispostos nas nove bases de atendimento ao longo do trecho sob concessão. Além dos 14 guinchos leves, seis pesados e 13 veículos de inspeção, que normalmente operam na rodovia, a concessionária contará com uma frota terceirizada de guinchos leves e pesados. Para o atendimento médico, 14 ambulâncias estarão disponíveis 24h.