SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Ferroviária está de volta à elite do futebol paulista. Neste sábado (18), a equipe venceu o Guaratinguetá por 1 a 0, fora de casa, pela antepenúltima rodada da Série A2.
Com o resultado, o time chegou a 40 pontos e não pode ser alcançado pelo quinto colocado. Os quatro primeiros após 19 rodadas garantem o acesso.
A Ferroviária disputou pela última vez a elite do futebol paulista em 1996.
O time, fundado em 1950, brilhou já na década seguinte, quando foi tricampeão do interior e revelou nomes como o volante Dudu, que integrou a célebre Academia do Palmeiras dos anos 1960.
Para chegar à situação atual, o clube precisou “ressurgir das cinzas”. Endividado, virou empresa e abriga suas partidas em uma nova casa, a Arena da Fonte.
O moderno estádio substituiu o tradicional Fonte Luminosa, graças a um investimento feito pelo governo federal de R$ 27 milhões.
A obra foi viabilizada na gestão do ex-prefeito Edinho Silva (PT), hoje ministro da Secretaria de Comunicação Social, que administrou a cidade de 2001 a 2008. Três dias antes da reabertura, a então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, visitou o estádio.
Reinaugurada em 22 de outubro de 2009 após um ano e quatro meses de obras, a arena recebeu 21.254 torcedores na vitória contra o Ituano, por 2 a 1. O local tem capacidade para 25 mil pessoas e já sediou jogos de clubes como Corinthians e Palmeiras.
A antiga Fonte Luminosa foi repassada à prefeitura como moeda de troca para a quitação de dívidas do clube.
Os quatro clubes rebaixados para a Série A2 foram Penapolense, Portuguesa, Bragantino e Marília.