SÃO PAULO, SP – O delegado do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), Arlindo José Negrão Vaz, descartou na manhã deste domingo (19) a hipótese de briga de torcida na morte de oito pessoas na sede da Pavilhão Nove, torcida organizada do Corinthians, na zona oeste de São Paulo. “A chacina não tem a ver com briga de torcida. Ainda estamos investigando, mas é precisa deixar claro que não há de se falar em briga de torcida, principalmente hoje em dia de clássico”, disse Vaz.

Oito homens morreram em uma chacina na sede da torcida organizada Pavilhão 9, que fica embaixo da ponte dos Remédios, próximo à marginal Tietê, em São Paulo, por volta das 23h deste sábado (18). Segundo o delegado, três homens armados entraram na sede e mandaram as pessoas deitarem no chão e atiraram contra a cabeça de sete delas, que morreram no local. Uma das vítimas baleada conseguiu escapar, mas caiu em um posto de gasolina e foi levada ao Hospital das Clínicas, onde morreu logo em seguida. As vítimas, segundo o delegado, participaram de um churrasco organizado mais cedo na sede. Eles estavam no local pintando algumas bandeiras que seriam usadas no jogo deste domingo do Corinthians contra o Palmeiras, às 16h, pela semifinal do Campeonato Paulista.

O delegado afirmou que na hora da chacina havia poucas pessoas na sede e que algumas conseguiram fugir quando o trio entrou. Segundo ele, câmeras de segurança do posto de gasolina gravou o momento em que a oitava vítima baleada cai no posto. “É um das maiores chacinas dos últimos tempos, principalmente em um mesmo local”, disse Vaz. Segundo a Polícia Civil, foram encontradas cápsulas de pistola 9 mm próximo aos corpos das vítimas. Por volta das 8h, os corpos foram enviados para o IML (Instituto Médico Legal) para a realização da autopsia.

EM LUTO — Em sua conta no Twitter, o ex-presidente do Corinthians e agora superintendente de futebol Andrés Sanchez prestou condolências às famílias das vítimas da chacina. “Transmito meu luto e pêsames solidários para com as famílias das oito vitimas da chacina ocorrida na sede da Torcida Pavilhão Nove”. O Twitter oficial do clube publicou a hashtag #Luto com uma imagem que mostra um fundo preto e a palavra luto em branco. A torcida foi fundada em setembro de 1990, numa homenagem de amigos corintianos ao time de futebol da casa de detenção do Carandiru. A entidade tem como símbolo a figura de um dos irmãos Metralha, personagens da Disney, e atua também como bloco carnavalesco.

MORTES EM SÉRIE — Chacinas e mortes em série têm sido comuns na cidade. Na noite da última quarta-feira (15), em meia hora, seis homens foram mortos e um ficou ferido em três ataques ocorridos na região de Parelheiros, periferia da zona sul de São Paulo. Um policial militar foi morto pela manhã numa área próxima. Embora as três ocorrências tenham sido próximas, a Secretaria da Segurança Pública afirmou que, como as investigações estão no início, “não é possível agora concluir se há relação entre elas”. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, 3 dos 7 baleados tinham passagem pela polícia –um por roubo e porte de arma, outro por lesão corporal e um terceiro por ato infracional de roubo e lesão corporal, quando era menor de idade. Recentemente, casos semelhantes de mortes em série também foram registrados no Campo Limpo (zona sul) e no Jaçanã (zona norte).