SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O nível do sistema Cantareira manteve-se estável em 15,4% da sua capacidade pelo oitavo dia consecutivo, de acordo com balanço da Sabesp divulgado neste domingo (19). Enquanto os reservatórios Alto de Cotia e Rio Claro ampliaram seu armazenamento de água, Guarapiranga e Rio Grande recuaram. Capacidade do Alto Tietê também se manteve estável.
O Cantareira abastece 5,3 milhões de pessoas na zona norte e partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital paulista -eram cerca de 9 milhões antes da crise da água. Essa diferença passou a ser atendida por outros sistemas.
O percentual usado agora tem como base a quantidade de água naquele dia e a capacidade total do reservatório, de 1,3 trilhão de litros e que inclui o volume útil (acima dos níveis de captação) e as duas cotas do volume morto (reserva do fundo das represas, captadas com o auxílio de bombas). Até então, o índice considerava o volume morto apenas na quantidade disponível, e não na capacidade total -sem ele, o sistema tem capacidade de 1 trilhão de litros de água.
arte
Após o Ministério Público pedir que a Sabesp alterasse a forma de divulgação diária do volume disponível do Cantareira, a Justiça determinou em caráter limitar que a estatal informe o “volume negativo”, que é a diferença entre o volume útil e a água disponível. Neste sábado, o “volume negativo” ficou em -9,3%, o mesmo índice registrado há dois dias.
A Sabesp pediu à Arsesp, órgão de regulação estadual, um reajuste de 22,7% na conta de água. O percentual é maior do que a inflação e do que os 13,8% já autorizados pela agência reguladora. Segundo a empresa do governo Alckmin (PSDB), essa alta serviria para contornar os gastos extras com a atual crise hídrica no Estado de São Paulo.
OUTROS RESERVATÓRIOS
O nível do sistema Alto Tietê, que abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo, também se manteve estável neste domingo e opera com 22,2% de sua capacidade. No dia 14 de dezembro, o Alto Tietê passou a contar com a adição do volume morto , que gerou um volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).
Os níveis dos reservatórios Rio Claro e Alto de Cotia avançaram 0,2 ponto percentual cada um em relação a medição do dia anterior. O manancial de Rio Claro, que atende a 1,5 milhão de pessoas, opera com 45,3% de capacidade. Já o sistema Alto de Cotia, que fornece água para 400 mil pessoas, opera com 65,2% de capacidade.
Os sistemas Guarapiranga e Rio Grande recuaram 0,2 ponto percentual cada um em suas capacidades de armazenamento. O nível da represa de Guarapiranga, que fornece água para 5,2 milhões de pessoas nas zonas sul e sudeste da capital paulista, opera com 83% de capacidade. Já o reservatório de Rio Grande, que atende a 1,5 milhão de pessoas, opera com 96,1%.
A medição da Sabesp é feita diariamente e compreende um período de 24 horas: das 7h às 7h.