O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, estuda convocar uma reunião de emergência dos chefes de Estado e de governo da União Europeia (UE), após o naufrágio de uma embarcação com mais de 700 imigrantes no Mediterrâneo.

Tusk informou, no Twitter, que conversou com o primeiro-ministro de Malta sobre o assunto e continuará conversando com líderes europeus, com a Comissão Europeia e com outros organismos para “atenuar” situações como essa.

Uma decisão final sobre a marcação da reunião dependerá do rumo das conversas que Tusk terá nesta fase inicial, de acordo com o porta-voz do Conselho Europeu, Preben Aamann, citado pela agência France Press.

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, já havia pedido uma reunião urgente. “Não estamos falando de coisas banais, mas de vidas humanas”, disse Renzi, considerando que o tráfico de pessoas é “um flagelo” para a Europa.

Cerca de 700 imigrantes estão desaparecidos no Mediterrâneo, depois que o barco em que viajavam, com destino à Itália, ter naufragado a 60 milhas da costa da Líbia.

Em comunicado, a organização Save the Children também já tinha pedido uma reunião de líderes dos países da UE, no prazo máximo de 48 horas, para análise da situação relacionada à imigração.

Também ministros alemães, entre eles o vice-chanceler Sigmar Gabriel, apelaram hoje ao combate a nível europeu contra as “criminosas” redes de tráfico de imigrantes.

De acordo com balanço oficial divulgado no fim da tarde, 28 pessoas sobreviveram.