O ano de 2015 tem o dobro de feriadões se comparado com 2014. E o dobro de chance de engordar. É o que comprova um estudo feito na Faculdade de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará para avaliar o impacto dos feriadões na alimentação.

O estudo foi dividido em duas partes: a primeira, que avaliou 57 pessoas durante os feriados de Natal, Ano-Novo e Carnaval, já foi concluída; a segunda, que avalia os impactos da Páscoa e das festas juninas, ainda está em andamento. Apesar das diferenças do cardápio de cada um dos feriados, o estudo conseguiu identificar padrões comuns nos períodos analisados. As dietas se tornaram mais excessivas em calorias, açúcares, colesterol e sódio, além de um consumo elevado de bebida alcoólica. Segundo o estudo, os  pacientes analisados tiveram um aumento da gordura corporal – que, posteriormente, pode causar aqueles quilos.

Vão algumas medidas para aliviar o organismo pós feriadão, tais como:

– Durante os feriados, não deixe de consumir frutas, legumes e verduras.

– Após os feriados, priorize verduras, frutas, laticínios desnatados e carne branca nas refeições. Corte cereais, carnes vermelhas, gorduras e açúcares e massas pelo mesmo número de dias em que o excesso foi praticado.

– Pratique exercícios físicos para estabilizar o peso e a gordura corporal no patamar anterior ao feriado.