PAULO ROBERTO CONDE SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um dia após ganhar o primeiro título de alto nível de sua carreira, a curitibana Teliana Pereira, 26, afirmou que a conquista em Bogotá pode alavancar o surgimento de mais mulheres no tênis no Brasil. Teliana venceu o Torneio de Bogotá ao bater a cazaque Yaroslava Shvedova por 2 sets a 0 (7/6 e 6/1) e, nesta segunda-feira (20), conversou com jornalistas em São Paulo.

“Estamos crescendo. Temos boas jogadoras da nova geração. Um título como esse deixa uma marca, as mais novas vão se empolgar”, disse a tenista, que subiu 49 posições no ranking mundial com o troféu. Ela subiu da 130ª colocação para o 81ºlugar na listagem, a mais alta colocação de sua carreira. “Eu realizei meu maior sonho, que era ganhar um título da WTA.” A taça de Teliana foi a primeira do país em 27 anos no alto nível. O último havia sido com Niege Dias, em Barcelona, em 1988. Além dela, outras brasileiras entre as 300 melhores do ranking são Bia Haddad (168 no mundo), Gabriela Cé (269) e Paula Gonçalves (287). A pernambucana contou que recebeu inúmeras mensagens de tenistas e ex-tenistas brasileiros, como Gustavo Kuerten e Fernando Meligeni. “Eles não têm noção do quanto este tipo de mensagem ajuda.”

A tenista viaja nesta terça-feira para o Marrocos, onde disputará o qualifying do Torneio de Marrakesh. Ela quer manter o embalo e projeta, em breve, entrar no top 70. “Ainda preciso melhorar técnicamente, táticamente e mentalmente. Mas esse título em Bogotá me deu muita confiança. A partir de agora entrarei em quadra pensando que já ganhei um WTA”, afirmou.