SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As estrada paulistas devem ter movimento intenso nesta terça-feira (21) por conta da volta do feriado prolongado de Tiradentes. A maior parte das concessionárias estima tráfego maior entre a tarde e a noite, podendo em alguns casos se estender até a madrugada de quarta (22).
O motorista também deve ficar atento ao tempo, já que a previsão aponta possibilidade de pancadas fortes de chuva, a partir da tarde, com trovoadas e rajadas de vento, especialmente no leste, centro e sul do Estado. As pancadas serão provocadas por uma frente fria, que também deve provocar queda das temperaturas.
As estradas estaduais receberam mais de 1 milhão de motoristas entre sexta e sábado, sendo que em torno de 400 mil usaram as rodovias que dão acesso ao litoral e 600 mil para o interior e região serrana. A estimativa da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), porém, era que 2 milhões de veículos deixassem a capital paulista.
As rodovias que mais registraram filas na saída para o feriados foram a Raposo e a Régis Bittencourt, que chegaram a ter trechos com mais de 10 km de retenção.
Para quem decidiu permanecer na capital paulista, o rodízio de veículos permanecerá suspenso, voltando a operar normalmente apenas na quarta. Está mantido apenas o rodízio de veículos pesados, a ZMRC (Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões) e a ZMRF (Zona de Máxima Restrição ao Fretamento).
As ciclofaixas de lazer, que costumam ser montadas em diversos pontos da capital paulista aos domingos, funcionarão também nesta terça por conta do feriado.