O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou na manhã desta terça-feira, 21, que Xanxerê, no Oeste catarinense, foi atingida por um tornado no final da tarde desta segunda-feira, 20. Aproximadamente mil pessoas ficaram desabrigadas e duas pessoas morreram conforme o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar da cidade. Pelo menos 2,6 mil casas foram danificadas e aproximadamente 200 mil unidades consumidoras ficaram sem luz na região devido à queda de cinco torres de transmissão.

Na estação meteorológica do Inmet na cidade, os ventos marcaram 84 km/h. Entretanto, ao menos cinco torres de energia, que suportariam ventos de até 200 km/h, desabaram. O local da medição não estava no centro do fenômeno, por isso deve ter alcançado ainda mais velocidade. Conforme a escala do Inmet, os danos foram classificados de fortes a severos e os ventos podem ter variado de 100km/h até 330km/h.

Segundo o Inmet, a escala de classificação de tornados começa em 65 km/h e chega a mais de 500 km/h. O F0 é o mais fraco e o F5 é considerado o mais forte. Pelas características dos estragos e pela intensidade dos ventos, definimos a classificação do fenômeno. Este deve ficar entre F2 e F3, pelas imagens disponíveis, disse Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet Brasília.

Na cidade, muitos carros foram virados com o fenômeno, capotando lateralmente, o que também indicaria a característica cíclica dos ventos.

Tornado é um funil que se forma entre a base da nuvem e o solo. Esse vento é em rotação e dependendo da intensidade do fenômeno, pode trazer muitos estragos. Conforme o meteorologista do Inmet, Santa Catarina é favorável a formação de nuvens cumulunimbus, as de tornado.