Pesquisadores da Universidade de Hannover, na Alemanha, estão desenvolvendo uma tecnologia que possibilita controlar partes do corpo humano com um smartpone. Ainda em fase de experimentação, a tecnologia funciona com a colocação nas pernas de eletrodos no que se comunicam com o celular via bluetooth. Há ainda uma espécie de painel Wireless que fica acoplado na cintura e que capta e repassa às pernas os controles emitidos pelo smartphone. Os impulsos elétricos, então, direcionam os músculos para onde o controlador quiser.

Segundo informações do site Cnet, o projeto surgiu como uma possível solução para um frequente problema: pessoas que ficam se esbarrando por ficarem olhando para o celular. A ideia é que no futuro o dispositivo seja capaz de identificar um obstáculo e de forma automática acionar os músculos para fazer o desvio.

 

Outra possibilidade para a tecnologia é seu uso em conjunto com apps de GPS. Dessa forma, o usuário com o dispositivo acoplado ao corpo poderia ser guiado para onde quisesse automaticamente.

Contudo, deve ainda levar um tempo até a tecnologia ficar disponível à população. Em testes realizados, o dispositivo não funcionou de forma adequada em cobaias com acúmulo de gordura nas pernas.