As comunidades rurais Campestre dos Paulas e Mato Branco dos Andrades, integrantes do Projeto Faxinais, estarão mobilizadas para a limpeza de lixo às margens do Rio Caí, no limite dos municípios de Mandirituba e Quitandinha, na Região Metropolitana de Curitiba. Essa é uma ação da Educação Ambiental executada pela OSCIP GERAR, com patrocínio da Petrobras. O ponto de partida para esse puxirão (forma como as comunidades dos faxinais designam o mutirão) será no Salão de Festas de Campestre dos Paulas, às 8 horas do dia 25 de abril (sábado).

O objetivo dessa atividade é sensibilizar os participantes e especialmente às comunidades locais, sobre preservação e conservação do Meio Ambiente, por meio da coleta do lixo individual. Os resíduos encontrados nas proximidades do Rio Caí revelam o descaso de muitos ao recolher seu próprio lixo em passeios, pescarias e lazer em geral. O Projeto Faxinais já realizou outros puxirões de limpeza nas comunidades do Salso e Pedra Preta/Espigão das Antas, com a efetiva participação das comunidades envolvidas no programa, ressaltou a coordenadora-geral, Heloisa Arns.

Os participantes serão recebidos com um café da manhã típico da região dos faxinais, depois receberão orientações e materiais adequados para a atividade guiada por membros do projeto e no final, como é tradição em puxirões, a comunidade participará de um almoço para se confraternizar.

O Projeto Faxinais – Com a meta base de revitalizar 38 nascentes, promover o plantio de 132 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, a Educação Ambiental nas escolas com as seis comunidades da Região Metropolitana de Curitiba (Meleiro, Pedra Preta, Espigão das Antas, Mato Branco dos Andrades, Campestre dos Paulas e Salso) esse programa tem o patrocínio da Petrobras, desde dezembro de 2013.

O sistema faxinais, baseado na forma terra de plantar e terra de criar (de modo comunitário) é existente com exclusividade no Paraná. O projeto trabalha com os valores preservados pelas comunidades remanescentes da cultura faxinalense. O puxirão é uma das tradições dos faxinais; mutirão que envolve a comunidade para uma tarefa que visa o bem comum e ao final, uma festa para confraternizar.

SERVIÇO: PUXIRÃO DE LIMPEZA NAS MARGENS DO RIO CAÍ

Dia: 25/04/2015 (sábado)

Hora: 8 horas

Local: Ponto de Partida no Salão de Festa da comunidade rural Campestre dos Paulas/Mandirituba (PR)

Informações para acesso do local: (41) 8717 9907/ (42) 9961 2977