O Atlético Paranaense pode contratar o atacante Nubio Flavio, do Icasa. O jogador, de 22 anos, é artilheiro do Campeonato Cearense, com dez gols. O atacante tem o perfil preferido pelo presidente do clube paranaense, Mario Celso Petraglia. Desde que assumiu o comando do clube, em 1995, tem se especializado em contratar jogadores com menos de 23 anos, pouco valorizados pelo mercado do futebol, com custo baixo de contratação e com grande potencial de crescimento.

A ideia de Petraglia é trazer jogadores jovens, que ainda possam ser aprimorados na estrutura do CT do Caju, para que rendam frutos em campo, melhorando a equipe, e em seguida rendam dinhieiro para o clube, com a venda para clubes do Exterior. O sub-23 do Atlético foi criado também para ajudar na adaptação dessas contratações, além de completar a formação dos promovidos das categorias de base.

A fórmula Petraglia rendeu milhões em negociações de jogadores desde 1995. O principal exemplo foi a contratação do atacante Lucas, com 19 anos, em 1998. Veio quase de graça do Botafogo de Ribeirão Preto (SP). Em 2000, vendeu o jogador por 21 milhões de euros para o Rennes, da França. A fórmula também rendeu frutos dentro de campo, como o título Brasileiro de 2001 e o vice de 2004, além do vice da Libertadores de 2005.

Há dez anos, porém, a fórmula Petraglia tem rendido poucos frutos em campo e nas transferências de jogadores.