O espetáculo de dança Quando se calam os Anjos, da Curitiba Companhia de Dança, teve sua pré-estreia na Capital no dia 21 de abril, no Teatro Londrina. Agora, o espetáculo será apresentado nesta sexta-feira (24), sábado (25) e domingo (26) no Rio de Janeiro, e volta para Curitiba em agosto e, ainda neste ano, passa por mais quatro estados.

A precariedade das relações humanas, o desamparo, a solidão, a existência que se escoa por entre as tramas de uma modernidade falida. Estes foram os temas que inspiraram a criação do Quando se calam os Anjos. Obra inédita com a direção coreográfica de Airton Rodrigues, bailarino e coreógrafo do Ballet Teatro Guaíra, Quando se calam os anjos transporta para o palco a rapidez de um tempo que não é sentido. Jogos de luzes e ritmos, fisicalidade extrema e o uso de aparelhos eletrônicos em cena criam uma experiência inquietante que leva os espectadores a se perguntarem: o que fomos? O que somos? O que – talvez – seremos?

A arte sempre foi uma forma de sensibilização da sociedade quanto a seus problemas, um meio para abordar questões complexas e cheias de nuances do nosso tempo, destacou a diretora da companhia Nicole Vanoni, que também entra em cena com os bailarinos. Neste sentido, o espetáculo transforma a atual realidade em movimento e discute os sintomas da deterioração das relações, complementou.

Além do Paraná, estado que sedia a companhia, o espetáculo irá circular neste ano pelos estados do Amazonas, Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. A obra ainda será apresentada em importantes circuitos regionais, encontros e festivais de dança com o intuito de divulgar o trabalho da Curitiba Companhia de Dança e especialmente a dança contemporânea.

O núcleo artístico criado em 2012 nasceu com o nome de Companhia de Dança Nicole Vanoni, mas a partir deste espetáculo inaugura uma nova identidade: Curitiba Companhia de Dança. Homenageando a cidade que sedia seus trabalhos, o grupo de artistas de origem e experiências diferenciadas aglutina-se ao redor da ideia de experimentação, pesquisa e criação em dança contemporânea tendo como referência coreógrafos nacionais e internacionais.