O Paraná Clube está fora da Copa do Brasil. O time foi eliminado pelo Jacuipense (BA), na partida de volta da primeira fase, nessa quinta-feira (dia 23), na Vila Capanema, com a derrota nos pênaltis, por 5 a 4. No tempo normal, o time baiano venceu por 1 a 0. No jogo de ida, em Riachão do Jacuípe (BA), o Paraná ganohu por 1 a 0. Com isso, vaga foi decidida na cobrança de penalidades.

Agora o Jacuipense pega o Náutico na segunda fase e leva a premiação de R$ 240 mil por chegar à segunda fase.

Clique aqui para ver a GALERIA DE FOTOS do jogo.

No tempo normal, o gol do Jacuipense foi marcado por Nadson, 33 anos, que defendeu a seleção brasileira na Copa Ouro de 2003, quando atuava pelo Vitória. Chegou a jogar no Corinthians em 2006.

O desempenho da equipe irritou a torcida do Paraná, que gritou vergonha após os 90 minutos do jogo.

A partida marcou a despedida do elenco montado por Rubens Bohlen, que deixou a presidência do clube em março. Com reforços contratados pela nova diretoria, o clube terá um novo time na Série B.

Nas penalidades, o único do Paraná a errar foi o zagueiro Cleiton. Acertaram Lucio Flavio, Ricardinho, Paulo Henrique e Osmar. Pelo Jacuipense, acertaram Marclei, Bruno Silva, Thiago Lima, Edcarlos e Jadson.

Na partida dessa quinta-feira, o time não tinha Netinho, Bruninho, Marcos Serrato, Rubinho e Luiz Felipe. A novidade no banco era o centroavante Paulo Henrique, recuperado de lesão.

O esquema tático foi o 4-1-4-1, o mesmo utilizado pelo técnico Luciano Gusso em todos os jogos de 2015. No meio-campo, Ricardinho e Leandro Vilela jogaram centralizados. Lucio Flavio ficou na esquerda e Rossi, na direita. Jean foi o único volante.

O primeiro tempo teve marcação forte do Jacuipense, com uma aplicação física acima da média. O Paraná teve dificuldades para armar, mas praticamente não foi atacado. O resultado foi um jogo frio, quase sem jogadas ofensivas das duas equipes. O único momento perigoso do primeiro tempo foi aos 40 minutos, quando Nadson saiu na cara do gol e chutou por cima, perdendo gol feito.

O Jacuipense gastou todas as energias no primeiro tempo e voltou lentou para o segundo tempo. O Paraná tomou conta do jogo e teve facilidade para criar seis chances em 22 minutos.

Aos 19, Rossi saiu (provavelmente porque já tinha cartão amarelo, e por reclamação). O centroavante Osmar entrou.

O Paraná acabou sofrendo um gol quando vivia seu melhor momento no jogo. Tudo graças a um erro bizarro. Ricardinho perdeu a bola na defesa. Marclei rolou para Nadson, que chutou e fez 1 a 0 para o Jacuipense.

Aos 31, Marcos cometeu outra falha bizarra. Na hora da reposição, ele saiu da área segurando a bola com as mãos. Falta perto da área e amarelo para o goleiro. Mas Nadson chutou para fora.

Após o gol sofrido, o Paraná não conseguiu reagir e a decisão foi para as penalidades.

PARANÁ 0 x 1 JACUIPENSE
Paraná: Marcos; Rodrigo Gasperin, Cleiton, Bianor e Gabriel Yan; Jean, Leandro Vilela (Lucas Pará) e Lucio Flavio; Ricardinho, Rossi (Osmar) e Yan Philippe (Paulo Henrique). Técnico: Luciano Gusso
Jacuipense: Pezão; Dimas (Jô), Luciano, Uesles e Bruno; Thiago Lima, Ananias, Edcarlos e Maxwell (Pedro Henrique); Nadson e Marclei. Técnico: Clebson Araújo
Gol: Nadson (28-2º)
Cartões amarelos: Jean, Rossi, Marcos, Cleiton (P). Luciano, Uesles, Pedro Henrique (J).
Árbitro: Flavio Henrique Coutinho Teixeira (MG)
Público: 2.797 pagantes (3.537 total)
Renda: R$ 49.015,00
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
8 – Lucio Flavio tenta um chapéu dentro da área. A bola bate na zaga e sobra para Yan Philippe, que chuta perto, ao lado do gol.
16 – Leandro Vilela tabela com Rossi, recebe na área e chuta sobre o gol.
32 – Ananias chuta cruzado, do bico da área. A bola passa perto.
40 – Nadson passa por Bianor, sai na cara do gol e chuta por cima, perdendo gol feito.
45 – Yan Philippe invade a área e rola para trás, mas ninguém aproveita.
47 – Gabriel Yan bate escanteio. Bianor cabeceia no canto, mas fraco. O goleiro defende.

Segundo tempo
5 – Lucio Flavio invade a área e rola para Leandro Vilela, na cara do gol. Ele demora para chutar e o zagueiro desarma.
8 – Rossi cruza na segunda trave. Yan Phillipe cabeceia perto.
11 – Rossei cruza à meia altura. Yan Phillipe mergulha e cabeceia ao lado.
13 – Falta perto da área. Lucio Flavio bate no ângulo. O goleiro segura.
18 – Depois de escanteio, a bola sobra na área para Rossi, que tenta a bicicleta. A bola passa perto, ao lado do gol.
22 – Falta na esquerda. Lucio Flavio cruza. Jean chuta e o goleiro faz defesa milagrosa.
28 – Gol do Jacuipense. Ricardinho perde bola na defesa. Marclei rola para Nadson, que dribla Bianor na área e fuzila Marcos.
31 – Falta perto da área. Nadson chuta perto, sobre o gol.
43 – Nadson cruza. Marclei cabeceia. Marcos segura.