A eliminação na Copa do Brasil, ocorrida na quinta-feira (23), provocou o corte de cabeças no Paraná Clube. O técnico Luciano deixa o cargo, mas não necessariamente demitido. Um novo treinador viria para a Série B. E a comissão técnica vai passar por uma reformulação.

A saída de Gusso do cargo foi confirmada pelo gerente de futebol, Edson Neguinho, na tarde desta sexta-feira (24). Mas a confirmação oficial só ocorreu às 19 horas. A intenção do grupo que assumiu o clube após a saída do presidente Rubens Bohlen seria trazer outro treinador. Nedo Xavier, que está no CSA, é um dos cotados.  

Gusso poderia ficar, mas como auxiliar de um novo treinador. Ele era um auxiliar técnico até o ano de 2014 e foi efetivado no cargo para o Estadual deste ano, depois que o clube não renovou contrato com Ricardinho.

Com Gusso no comando, o Paraná caiu nos dois mata-matas que disputou até agora neste ano: nas quartas-de-final do Estadual, diante do Operário, e na Copa do Brasil, contra o Jacuipense. O treinador somou 48% dos pontos em 15 jogos disputados neste ano.

Na comissão técnica, há várias trocas. Os auxiliares-técnicos Leandro Cuca e Pedro Sotero, os preparadores físicos Gustavo Gomes e Edmilson Cordeiro, os preparadores de goleiros Fernando Lopes e Ricardo Albuquerque e o fisiologista Marcelo Mitchel deixam o clube. Por ora, veio apenas o preparador físico Marcos Balzak, que trabalhava no J. Malucelli. Ele começa a trabalhar neste sábado (25). 

A reformulação ocorreu após a queda do Paraná na Copa do Brasil. O time só precisava de um empate diante do Jacuipense, da Bahia. Mas, em plena Vila Capanema, perdeu por 1 a 0. Com isso, a decisão da vaga foi para os pênaltis, e a equipe paranaense levou a pior: perdeu por 5 a 4.

O Paraná volta a campo apenas no dia 9 de maio, um sábado, quando estreia pela Série B do Brasileirão. Na Vila Capanema, recebe o Ceará, às 21 horas.