SILAS MARTÍ
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os artistas Virginia de Medeiros, Berna Reale, Nicolás Robbio, Gê Orthof e o coletivo Grupo Empreza foram anunciados em cerimônia nesta sexta (24) no Museu de Arte Contemporânea da USP os cinco vencedores do prêmio Marcantonio Vilaça, o mais tradicional da área de artes plásticas do país.
Reformulada, esta edição do prêmio nomeou 30 finalistas para depois eleger os vencedores. Entre os nomes escolhidos, Medeiros, que esteve na última Bienal de São Paulo, e Reale, que representará o Brasil na próxima Bienal de Veneza, são os mais consagrados, embora ainda considerados nomes emergentes no circuito.
Nicolás Robbio, argentino radicado em São Paulo, também tem um histórico extenso de exposições no país, conhecido por seu trabalho que dialoga com a arquitetura e a herança construtivista no vocabulário das artes visuais na América Latina.
Já os outros representam apostas do júri, sendo que o Grupo Empreza, que já tem longa trajetória em performances, agora está em cartaz com suas ações na mostra de Marina Abramovic, no Sesc Pompeia.
Cada artista vencedor receberá R$ 40 mil e uma residência artística. Dois curadores, Divino Sobral e Raphael Fonseca, este último um dos nomes à frente da próxima Bienal do Mercosul, também foram eleitos na categoria de curadoria e receberão R$ 20 mil cada.