Em mais um sinal de que as execuções na Indonésia estão próximas de acontecer, o brasileiro Rodrigo
Muxfeldt Gularte, 42, foi transferido nesta sexta (24) para uma prisão destinada a detentos que esperam
pelo fuzilamento. Neste sábado (25), sua família foi oficialmente notificada sobre a execução, segundo a BBC.
Condenado à morte em 2005 na Indonésia por tráfico de drogas, Gularte estava em Pasir Putih e foi levado para Besi, no complexo de Nusakambangan, em Cilacap, a 400 km de Jacarta.

Trata-se da mesma prisão onde ficou o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira nos últimos três dias antes da execução, no começo deste ano.
Com Gularte estão outros nove condenados à morte em vias de serem punidos com a pena capital -três nigerianos, dois australianos, uma filipina, um ganense, um francês e um indonésio.

O governo da Indonésia não se manifestou oficialmente sobre a data das execuções, mas representantes de embaixadas foram instados a comparecer neste sábado (25), sem que o motivo lhes fosse revelado. Por lei, a Indonésia tem que avisar o prisioneiro da execução com 72 horas de antecedência.

O Itamaraty procurou a família de Gularte no Brasil para alertar que familiares que tiverem intenção de vê-lo precisariam providenciar uma viagem para a Indonésia o mais rapidamente possível. 

Nesta sexta, um representante do Itamaraty foi até a Procuradoria-Geral, responsável pelas execuções, para tentar reverter o caso. Mas não houve êxito, conforme relatou a interlocutores. A defesa de Gularte entrará na segunda (27) com outro recurso para tentar devitar que o brasileiro seja executado