MÁRCIA SOMAN
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um casal de brasileiros acompanhado do filho e de sua namorada passavam pela imigração no aeroporto internacional de Katmandu, no Nepal, neste sábado (25) quando o terremoto de magnitude 7,8 atingiu o país.
José Rubens França, 70, e Marília França, 55, estão no país com o filho Marcelo, 27, e sua namorada, Rafaela Castilho, 26, para uma viagem de turismo que inclui ainda a região do Tibete, na China, e o Butão.
Quando o tremor começou, os quatro foram levados junto a outros passageiros até uma das pistas de pouso do aeroporto – por ser uma área aberta, havia menos risco de ferimentos por desabamento. Segundo o pai de Rafaela, Diogo Castilho, eles ficaram muito assustados diante do tremor “violento”. “Eles estavam indo para a imigração, quando sentiram o terremoto e foram para a pista de pouso. Quando falei com ela, ela estava muito assustada, mas felizmente estão todos bem”, disse.
Após o tremor, eles retornaram para o aeroporto, passaram pela imigração e foram para o hotel. Com o aeroporto fechado, eles aguardam mais informações para decidir o que fazer.
Segundo Castilho, eles partiram do Brasil no dia 6 de abril. Já haviam visitado o Tibete e chegavam no Nepal no momento da tragédia. A viagem incluiria ainda uma passagem pelo Butão, mas eles devem encurtar o passeio e voltar direto para o Brasil. “O pior já passou. Agora temos que aguardar um pouco. Nem imagino como deve ser lidar com uma catástrofe desse porte”, diz Castilho.
Ele conta que soube do terremoto através de uma mensagem deixada pela filha na caixa postal de seu telefone. Como o tremor ocorreu às 3h11 no horário de Brasília (11h56 locais), ele estava dormindo. “Ela disse que havia tido um terremoto, para eu não me preocupar porque estava tudo bem. Depois da mensagem, fui buscar informações sobre o que ocorreu”, afirma Castilho, que conseguiu mais tarde telefonar para a filha.