VINICIUS PEREIRA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O brasileiro Rosier Alexandre está na região do Monte Everest, no Nepal – atingido por avalanches após o terremoto e onde ele, acompanhado do filho, pretendia chegar ao topo da montanha.
O alpinista ligou para sua mulher, Danúbia, às 7h30 (de Brasília) e afirmou que apesar dos problemas, ele passa bem.
De acordo com Danúbia, ele iniciou o processo de aclimatação no dia 4 de abril e estava atualmente no Campo Dois, a 6.400 m de altura e não ficou muito tempo ao telefone.
“Foi muito rápido, ele só me ligou por um telefone via satélite, disse que estava bem, mas que como tinha muitas avalanches, ele não sabia como seria resgatado do acampamento”, disse Danúbia.
O filho de Rosier, Davi Saraiva, também está na região. No momento do terremoto, porém, Saraiva estava no Campo Base, a 5.350 m. Como uma avalanche atingiu as proximidades, Davi, que conseguiu contato com a família, afirmou já estar em processo de descida da montanha.
No ano passado, Rosier já havia passado por uma avalanche que matou 16 guias locais.
O Everest é a última das montanhas a ser desbravada por Rosier. Ele pretende completar o projeto Sete Cumes, que consiste na escalada do maior topo de cada continente.
Ele já esteve no Monta Aconcágua (América do Sul), Monte McKinley (América do Norte), Kilimanjaro (África), Elbrus (Europa), Carstesnz (Oceania) e Vinson (Antártica).