Ufa! O sufoco do Atlético no Campeonato Paranaense chegou ao fim neste sábado. Jogando no estádio Newton Agibert, o Furacão venceu o Prudentópolis por 2 a 0 na estreia do técnico Milton Mendes (que completou 50 anos de vida justamente no dia da partida), com gols de Dellatorre e Marcos Guilherme. O resultado garante o time da Capital na elite do estadual e praticamente rebaixa o time do interior, que precisa torcer por um empate no confronto entre o Nacional e o Rio Branco, neste domingo, para seguir respirando.

O fim do pesadelo no Estadual, porém, não apaga o vexame que a equipe deu e nem encerra as preocupações para o restante da temporada. Novamente a equipe rubro-negra apresentou muitos erros defensivos e mostrou ter muitas dificuldades no setor ofensivo – os laterais não apoiam com qualidade, falta criatividade no meio de campo e um atacante que saiba jogar futebol (Walter, ex-Flu, pode ser esse cara). Tanto que a equipe só conseguiu chegar aos salvadores 10 pontos na tabela do Torneio da Morte graças à fraqueza do adversário, que ainda não venceu em 16 jogos no Paranaense (são seis empates e 10 derrotas, com apenas três pontos conquistados nos cinco jogos do Torneio da Morte).

O Jogo

O Rockgol, um campeonato de futebol disputado por músicos e que fez história na televisão brasileira entre 1995 e 2008, fazendo todos rirem com o baixo nível técnico dos “atletas”, acabou faz tempo. Mas neste sábado, os presentes no Newton Agibert tiveram a sensação de ter “voltado no tempo” enquanto assistiam ao primeiro tempo entre Prudentópolis e Atlético Paranaense.

Por quase toda a etapa inicial, a partida foi “brigada” no meio de campo, com verdadeiro um festival de passes errados. Os dois times insistiam nos lançamentos diretos – mas a esmagadora maioria dos “chutões” saíam errados – ou então nas finalizações de fora da área – mais da metade longe, muito longe do gol.

No final da primeira etapa, porém, o Atlético fez valer a força de sua camisa e mostrou que, mesmo em má fase, é mais time do que o fraquíssimo Prudentópolis. E foi Dellatorre, até então um dos piores em campo, quem decidiu. Primeiro, o atacante errou o chute, mas contou com a sorte, já que a bola bateu na trave e voltou para ele. Depois, serviu para a joia Marcos Guilherme, que só teve o trabalho de empurrar para o gol.

Na saída para o intervalo, porém, o atacante se desentendeu com o zagueiro Kal. Na volta para o segundo tempo, o árbitro Felipe Gomes da Silva mostrou o cartão vermelho para os dois.

Mas não fez diferença. Com a vitória já construída, o Atlético viu o adversário esmorecer e não teve dificuldades para ampliar a vantagem. Foram pelo menos três chances desperdiçadas até o terceiro e o quarto gols, dois verdadeiros golaços marcados por Cryzan (será o jovem a solução ofensiva?). No intervalo entre o terceiro e o quarto gol, Wellington aproveitou a avenida Natanael para fazer o tento de honra dos donos da casa.

Ficha Técnica:

Prudentópolis 1 x 4 Atlético

Prudentópolis: Doni; Luizinho, Kal, Thiago Lugano e Biro; Casimiro, Alex Ricardo, Lucas (Vinícius) e Marcelinho (Caíque); Serjão e Wellington. Técnico: Márcio Maximo.
Atlético: Weverton; Eduardo, Gustavo, Léo Pereira e Natanael; Deivid, Paulinho Dias (Hernâni), Felipe (Cryzan), Bady (Edigar Junio) e Marcos Guilherme; Dellatorre. Técnico: Milton Mendes.
Gols: Dellatorre (39 – 1o), Marcos Guilherme (41 – 1o), Cryzan (28 – 2o) e Wellington (30 – 2o)
Cartões Amarelos: Dellatorre, Gustavo, Natanael (A); Thiago Lugano (P)
Cartões Vermelho: Dellatorre (A) e Kal (P)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva
Local: Estádio Newton Agiberti, em Prudentópolis, sábado, às 18h30

Principais Lances

Primeiro tempo

22 – Luizinho cruza para Serjão, que domina do peito, gira e tenta finalizar, mas escorrega e bate fraquinho, fraquinho na bola.

25 – Eduardo cruza, a zaga tenta afastar e a bola sobra para Bady, livre de frente para o gol. O meia, porém, fura feio e desperdiça boa oportunidade.

40 – Gol do Atlético! Dellatorre recebe o cruzamento na área e chuta. A bola bate na trave e volta para o atacante, que insiste na jogada e consegue abrir o placar.

41 – Gol do Atlético! No contra-ataque, Marcos Guilherme passa para Dellatorre, livre na lateral. O atacante dispara e devolve para o jovem atleticano, que só completa para o gol.

44 – Lançamento da defesa, Léo Pereira erra, Wellington dispara pela lateral e serve para Serjão, livre na área, bater de primeira. Weverton se estica e faz grande defesa.

Segundo Tempo

6 – Marcos Guilherme recebe o passe e aparece livre na cara do gol. Ele escolhe o canto e tira do goleiro, mas também tira do gol e a bola passa ao lado.

8 – Marcos Guilherme passa pelo marcador e arrisca da entrada da área com um chute forte, rasteiro. A bola bate na rede, mas pelo lado de fora.

14 – Cryzan dispara pela direita e faz a finta, mas erra na hora da finalização e manda para fora.

24 – Natanael recebe na entrada da área e chuta. A bola bate no zagueiro e volta para o lateral, que dribla dois e sai na cara do goleiro. Ele cai na grande área e diz ter sido derrubado, mas o árbitro não marca nada.

26 – Wellington aplica o drible da vaca no defensor, invade a área e chuta. Weverton espalma.

28 – Gol do Atlético! Cryzan deixa Marcos Guilherme na cara do gol. O meia chuta, mas o goleiro defende. No rebote, o meia devolve para Cryzan, que vê Doni adiantado e bate por cobertura para marcar um golaço.

30 – Gol do Prudentópolis! Wellington sai nas costas de Natanael, invade a área e bate forte na saída de Weverton para descontar.

34 – Gol do Atlético! Cryzan recebe na esquerda, finta três marcadores, invade a área e bate cruzado, no canto.

40 – Edigar Junio recebe na direita e bate forte, cruzado. A bola passa perto da trave.