O PMDB do Paraná tem decidir este ano o caminho que dever tomar para unir grupos divergentes em torno das eleições municipais do ano que vem, quando deverão ser eleitos prefeito e vereadores nos 399 municípios do Estado. Hoje, os atuais dirigentes das comissões provisórias e diretórios municipais estão apreensivos porque não sabem quem deve assumir o cargo de presidente do partido, já que as eleições estão marcadas para o final do ano.

A ideia adiantar as eleições estaduais e tentar um nome de consenso entre os amigos e os inimigos do senador Roberto Requião, que atualmente detém o comando com a presidência nas mãos do ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures. Uma ação na Justiça tenta devolver o comando estadual para o grupo liderado pelo deputado federal Osmar Serraglio, que apoia a administração Beto Richa (PSDB).

O nome que tem sido lembrado pelos dois grupos como ideal para o consenso e o diálogo o do deputado federal João Arruda, atual coordenador da bancada federal no Congresso Nacional. Integrante da Executiva Estadual, o ex-deputado Waldyr Pugliesi que foi presidente do partido por 12 anos quer que o partido se una urgentemente. Sob pena de enfraquecer ainda mais os quadros para 2016. O PMDB precisa de união, senão difícil. Unido j não fácil, imagina um partido-partido? E essa nossa realidade hoje. O nome de João Arruda ideal, tenho o maior respeito por ele. Foi meu secretário geral no PMDB por muitos anos, ajudou na composição das provisórias no interior do Paran e um político em ascensão, com discernimento, conduta imparcial. Saber trabalhar com os contrários, apostou Pugliesi.

Reinold Stephanes Junior, presidente do PMDB de Curitiba e adversário do grupo político de Requião, concorda em abrir mão de processos judiciais para uma chapa de consenso que contemplasse o nome de João Arruda na presidência. Eu vejo com bons olhos o nome dele. É dinâmico, tem uma postura moderada, aglutinador. Ele não tem uma postura de perseguição como vemos em diversos quadros do partido. Ao contrário, tem postura conciliadora, confidenciou.
O PMDB conta hoje com três pré-candidatos a prefeito: Requião Filho, Stephanes Junior e Rafael Greca.