Os 950 mil alunos da rede estadual de ensino estadual começaram esta segunda-feira (27) sem aulas. Os professores da rede estadual de ensino do Paraná decidiram, em assembleia no último sábado, 25, pelo retorno da paralisação por causa do projeto de lei que promove mudanças no Regime Próprio da Previdência Social do Estado. A proposta deve ser apreciada pelos deputados estaduais nesta segunda.

Os professores se concentraram na Praça do Homem Nú, de onde tentaram marchar até a Praça Nossa Senhora de Salete, que desde o domingo está tomada por Policiais Militares.  Contudo, o fato não intimida os manifestantes. Por volta das 9 horas, cerca de 200 pessoas já estavam concentradas e pretendem fazer passeata até a o coração do Centro Cívico.

O presidente da presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sindicato), Hermes Leão, explicou que o sindicato orientou os professores a irem para a sala de aula para explicar aos alunos sobre a importância da reivindicação e detalhar os motivos da greve.

Na sequência disso, os profissionais da Educação irão se reunir em frente à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), como fizeram na última greve da categoria, no início deste ano.

A assembleia da categoria foi realizada em Londrina, no norte do estado, e contou com mais de 3 mil professores participaram da assembleia. A categoria reivindica também o reajuste conforme o piso nacional, que é de 13,01%.
Em nota, o governo do Estado informa que está cumprindo todos os itens acordados durante a primeira paralisação dos professores. O governo determinou ainda que as faltas de professores e funcionários sejam descontadas em folha de pagamento. Além disso, a Procuradoria Geral do Estado informou que vai entrar na Justiça para pedir que a greve dos professores seja considerada ilegal e abusiva.

Unicentro

Professores da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), na região central do Paraná, retomam a greve a partir desta segunda-feira (27). A categoria é contra mudanças no fundo das aposentadorias dos servidores estaduais.
A greve foi aprovada em assembleias realizadas em Guarapuava e em Irati na quinta-feira (23). Segundo o primeiro-secretário da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Adunicentro), Denny William da Silva, professores dos campi da instituição vão participar de manifestações no Centro Cívico, em Curitiba, nesta segunda.